Seguros.inf.br

Mercado

20º Congresso começa nesta 5ª feira

evento

10/10/2017

Goiânia vai se tornar a capital do mercado de seguros do País neste feriadão graças ao 20º Congresso Brasileiro de Corretores de Seguros, que vai ser realizado de 12 a 14 de outubro no Centro de Convenções. Com o tema O Seguro na Era Digital, o congresso vai trazer à cidade os principais nomes do setor, que responde por 6% do PIB nacional, de autoridades e especialistas a empresários de sucesso da indústria do seguro.

Em pauta, assuntos como seguro saúde, seguro de automóveis, a importância do setor na economia e a realidade brasileira na área. Dados recentes deste mercado que é considerado extremamente promissor mas que ainda não faz parte da cultura de todos os brasileiros -- o que torna o País um vasto espaço a ser conquistado --, são analisados no 3ª do Estudo Socioeconômico das Corretoras de Seguros Pessoas Jurídicas, pesquisa inédita que será divulgada no evento.

As discussões vão abordar também desafios como o seguro pirata e as mudanças e inovações da legislação. Ainda são destaques do encontro tópicos como as insurtechs e outras novidades geradas com os avanços da tecnologia da informação, como os Digital Influencers.

Não por acaso, devido ao seu grande impacto, o tema O Seguro na Era Digital perpassa toda a programação, que se concentra em painéis/palestras, talkshows e oficinas. No primeiro dia do evento, dia 12, quando é comemorado o Dia do Corretor de Seguros, será aberta, às 10h, a 19ª EXPOSEG, uma feira de serviços com expositores das maiores seguradoras do País.

A partir do segundo dia do encontro serão realizados os painéis e oficinas. O primeiro painel, Disruptura e o Futuro da Sociedade em Rede, traz o webativista Gil Giardelli, estudioso da cultura digital e professor que se destaca como difusor de conceitos em economia criativa, com 16 anos de experiência. O painel será realizado das 8h45 às 10h.

Marcelo Blay, CEO da Minuto Seguros, participa da segunda atividade do dia, o talkshow O Seguro na Era Digital, que será realizado às 10h, também no dia 12. O empresário, uma estrela dessa indústria que é sinônimo de sucesso e vanguarda, conduz a principal corretora de seguros online do Brasil. Também participa da conversa Ronaldo Lemos, diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS Rio) e comentarista da GloboNews.

Uma das grandes questões da área, o seguro pirata tem levado prejuízos a milhares de consumidores e é o assunto do painel Desafios do Seguro de Automóvel: Proteção Pirata e Era Digital, que será realizado das 11h30 às 13h. A mesa contará com o presidente da Federação Nacional das Seguradoras, João Francisco Borges da Costa, e os executivos das maiores seguradoras do País, como Murilo Setti Riedel, presidente da HDI Seguros; José Adalberto Ferrara, presidente da Tokio Marine Seguradora, e Luis Gutiérrez, CEO da MAPFRE Seguros.

Qual a diferença entre o plano de saúde e o seguro saúde, uma modalidade que está caindo nas graças dos brasileiros? Esse é o assunto do painel que abre a programação da tarde, às 14h. Manoel Peres, presidente da Bradesco Saúde, e Gabriel Portella, presidente executivo da SulAmérica, participam do debate que discutirá a realidade e as perspectivas deste tipo de seguro.

Essa é a segunda vez que Goiás sedia uma edição do Congresso. A primeira foi há exatos 20 anos (1997). O 20º Congresso Brasileiro de Corretores de Seguro é uma realização da Federação Nacional dos Corretores de Seguro (Fenacor) em parceria com o Sindicato dos Corretores de Seguro de Goiás (Sincor-GO).

Radiografia

No dia 14, o primeiro destaque da programação é a apresentação de um verdadeira radiografia, inédita e completa, do mercado brasileiro de corretoras de seguro: a 3ª Edição do Estudo Socioeconômico das Corretoras de Seguros Pessoas Jurídicas (ESECS-PJ). A apresentação deste valioso raio-x será feita pelo presidente do SINCOR-GO, Henderson de Paula Rodrigues, às 14h40.

Com o objetivo de delinear o perfil socioeconômico do segmento, o estudo contou com a participação de 2101 empresas, uma amostra de 7% do total estimado de corretoras de seguro no País. O total estimado -- a categoria está em fase de recadastramento -- é de 30 mil empresas.

Em seguida, às 15h, será realizado o talkshow O Setor de Seguros Frente a Frente com a Realidade, que será mediado pelo presidente da Federação Nacional de Corretores de Seguros, Armando Vergilio, que é de Goiás. Também integram o debate a jornalista Denise Barbosa, colunista da GloboNews, Marcio Coriolano, presidente do Conselho Nacional de Seguradoras, Joaquim Mendanha de Ataídes, diretor da Superintendência de Seguro e Previdência do governo, e o deputado federal Lucas Vergilio, que também é vice-presidente do SINCOR-GO.

Fonte: Sincor-GO




« Voltar

Ver todos

Seguros.inf.br © 2011 - 2017 - Sacla Comunicação Ltda - Todos os direitos reservados.