Seguros.inf.br

Notícias

Veja como o 13º salário pode ajudar na organização financeira

produto

26/11/2018

Nos próximos dias, os trabalhadores assalariados recebem a primeira parceria do 13º salário. No impulso de receber uma remuneração a mais, muitos optam pelas compras de natal, mas o dinheiro extra deve ser usado com prioridade para colocar as contas em dia e começar a poupar.

"O ideal é utilizar essa renda adicional de forma racional, sem afobação, planejando a melhor forma de aproveitar este dinheiro", explica Maristela Gorayb, diretora Comercial da MAPFRE Previdência e Vida Resgatável. "Antes de sair às compras é recomendado organizar o orçamento, especialmente colocando todos os gastos e ganhos no papel e listando as prioridades."

De acordo com a especialista, o primeiro passo é quitar dívidas, começando por aquelas com juros mais altos, como as de cheque especial e cartão de crédito. Depois, o consumidor deve se preparar para aquelas despesas comuns das festividades e de início de ano, como IPTU e IPVA. "É sempre recomendável que a organização financeira comece com a quitação das dívidas para em seguida equacionar o orçamento de forma que sobre um valor mensalmente para formar uma reserva de emergência", diz Maristela.

Com os débitos quitados, dá para começar o planejamento para o ano novo. O próximo passo é pensar na proteção e na tranquilidade familiar, com a contratação de um seguro de vida resgatável. "É essencial que o planejamento financeiro considere nossos objetivos e os riscos que podem impactar a estabilidade financeira da nossa família", afirma a executiva.

O mercado brasileiro tem como opção seguro resgatável Bién Vivir, oferecido pela MAPFRE, que dá a opção de ao segurado obter a cobertura por Sobrevivência, ou seja, após o período contratado, ele mesmo poderá resgatar parte dos valores pagos, com rentabilidade garantida de 3% ao ano somados ao IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). O valor excedente dessa rentabilidade também é totalmente repassado a esta reserva, conforme as regras do produto.

O montante ainda pode ser utilizado em um plano de previdência, que é um produto interessante para quem deseja poupar para objetivos de longo prazo, que devem se concretizar dentro de dez anos ou mais. "Contar apenas com a aposentadoria paga pelo INSS fará com que a pessoa abra mão de outros sonhos que dependem de investimentos. A reserva para a aposentadoria deve estar separada das economias necessárias para outros projetos de médio prazo", ressalta.

Fonte: ass. de imprensa da Mapfre




« Voltar

Ver todas

Seguros.inf.br © 2011 - 2018 - Sacla Comunicação Ltda - Todos os direitos reservados.