Mercado
CNSeg investe em Inteligência de Dados
entidades - 24/04/2012
A CNseg – Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização, principal entidade representativa do mercado segurador brasileiro, reunindo um total de 160 empresas associadas, conseguiu reduzir drasticamente o tempo de atualização de suas gigantescas cargas de dados, contendo informações inerentes às diversas operações de seguros e que estão distribuídas em 37 grandes bancos de dados.
O projeto de modernização do sistema foi realizado pela MD2 Consultoria, uma das empresas líderes do País em inteligência analítica para sistemas de apoio às decisões de negócio e que figura entre os principais parceiros IBM no segmento de “Big Data” e Integração de Dados.
Na qualidade de confederação, a CNseg congrega as principais lideranças do setor, atuando em conjunto com as federações dos segmentos de Seguros Gerais, abrangendo as áreas de Automóveis, Previdência Privada, seguero de Vida, Saúde Suplementar e Capitalização. Por estas características, as bases de dados da CNseg concentram informações estratégicas para as empresas do setor, tanto para sua eficiência quanto para sua garantia de conformidade com marcos regulatórios e prevenção a fraudes.
O projeto da MD2 atingiu dois grandes sistemas de informação em que estão ancoradas as operações da entidade. São eles: o DATASEG, que contempla os dados estatísticos do mercado segurador; e o SISEG, sistema integrado de dados técnicos de seguro. Nestas duas estruturas de dados, a CNseg necessita administrar cerca de 3 bilhões de registros provenientes de órgãos reguladores, como a Agência Nacional de Saúde (ANS) e Superintendência de Seguros Privados (Susep), as quais são acessadas diariamente pelas seguradoras do País.
A fim de garantir eficiência e precisão para estas transações de dados, a MD2 articulou uma solução capaz de garantir a máxima qualidade de todos os dados dos repositórios – eliminando redundância, inconsistência e indefinição de registros e integrando-os da maneira mais eficiente possível através da Inteligência para a análise e correlação dos dados.
Para tanto, a MD2 valeu-se da utilização das funcionalidades de uniformização, encapsulamento e análise de dados disponibilizadas pelas ferramentas IBM Infosphere DataStage, Infosphere Quality Stage e Infosphere Information Analyzer, que integram a suíte IBM InfoSphere Information Server.
A integração das três diferentes ferramentas permite a extração, qualificação e análise dos dados de maneira uniforme e 100% automatizada. Com isto, as empresas do mercado segurador brasileiro obtém com maior precisão e agilidade todo tipo de informação estratégica para suas operações.
Isto inclui dados tais como registros e estatísticas de roubos ou acidentes envolvendo veículos; informações sobre demanda de saúde e estatísticas de internação ou óbito e até dados relacionados a eventos específicos como a ocorrência de “recall” para automóveis, que podem ser impactantes para os contratos de seguro. Ao todo, os sistemas da CNseg registram um movimento anual da ordem de 65 milhões de acessos em busca desse tipo de dados.
“A grande quantidade de bases de dados, associada à enormidade dos registros e ao grande volume de acessos, acarretava grande sobrecarga de trabalho para o sistema de informação, além de apresentar considerável risco de falhas. Com a adoção das ferramentas de qualidade, integração e análise de dados, conseguimos contornar os aspectos mais críticos dessa estrutura e trabalhar com eficiência máxima em nossas operações.” relata Ricardo Gondim, gerente de TI da CNseg.
Após o acordo com a MD2, a CNseg reduziu, de maneira expressiva, o tempo de atualização de cada uma das suas bases de dados, passando das 17 horas, antes necessárias para atualização diária de seus dados, para aproximadamente 3 horas e meia, o que possibilitou o desenvolvimento de diversos novos projetos.
Exemplo disso foi a redução do tempo de replicamento integral de uma carga de 650 milhões de registros, que passou de 10 horas para apenas 7 minutos, graças a um mecanismo de identificação dos dados.
“A Central de Bônus foi também um dos subprojetos beneficiados com a operação. O sistema consiste em um repositório de dados que concentra informações sobre a pontuação de segurados para efeito de concessão de descontos em novos contratos de seguros. Ainda em fase de conclusão, o projeto visa obter uma maior organização e agilidade na comunicação entre as seguradoras.”, comenta Igor Martins, Consultor de Negócios da MD2.
“As bases de informações da CNseg são utilizadas por todo o mercado segurador - e são cruciais para o core-business de um dos setores mais arrojados e estratégicos da economia - e o fato de adotar as nossas soluções de inteligência de dados representa um aval importante para a nossa oferta de consultoria.”, assinala Márcio Guerra, diretor comercial da MD2.
Segundo o executivo, grande parte das empresas de seguros está também em fase de modernização de suas estruturas de informação para se adaptar às novas condições de competitividade. “O setor já compreendeu que as empresas mais bem sucedidas nessa área são aquelas que sabem melhor explorar os seus tesouros de dados.”, completa Guerra.
Fonte: seguros.inf.br