Mercado

Empresas investem em novas tecnologias

mercado - 18/07/2012

A presidente Dilma Rousseff acaba de sancionar a lei nº 12.682, que concede ao documento digitalizado o mesmo valor legal de documentos em papel. A autenticidade destes documentos digitais deve ser atestada por meio da certificação digital. A SulAmérica foi a primeira operadora de saúde a adotar este modelo.

A seguradora implantou, em dezembro de 2008, a certificação digital na troca de documentos eletrônicos entre os prestadores (médicos, hospitais, empresas de diagnóstico, entre outros) e seguradora. De acordo com a SulAmérica, as transações eletrônicas estão protegidas por mecanismos de segurança capazes de garantir autenticidade, confidencialidade e integridade às informações.

Só em 2011 foram certificadas digitalmente quase três milhões de contas médicas, número 66% maior que o ano anterior. Desde o início do projeto, já foram economizadas 86 mil toneladas de papel. A expectativa é, segundo a companhia, que este número cresça ainda mais, já que agora existe um estimulo positivo do governo para esse tipo de ação.

“Há quatro anos, identificamos a necessidade de encontrar uma solução de troca de informações entre a companhia e os prestadores médicos que fosse segura, ágil, econômica e sustentável e a certificação digital apresentou-se como a melhor solução. Apesar de todas as barreiras que encontramos, principalmente em relação à credibilidade da autenticidade dos processos, investimos nisso. Hoje, não só recomendamos, mas incentivamos a utilização da certificação digital pelos prestadores médicos, hospitais e laboratórios”, destaca o diretor de Operações da SulAmérica, Marco Antunes.

Grupo BB e Mapfre lança aplicativo para smartphone

A partir de agora, todos os serviços de assistência e vantagens oferecidos aos clientes pelo Club Mapfre podem ser acessados pelo celular. A Mapfre Seguros acaba de lançar um aplicativo, baixado gratuitamente na Apple APP Store, que permite ao usuário localizar serviços e parceiros da seguradora, como rede de conveniência, locadoras, estacionamentos, centros automotivos e serviços. Também é possível encontrar corretores e sucursais, além de postos de gasolina, lava-rápidos, farmácias e borracharias.

Segundo Benedito Dias, diretor geral de Marketing do Grupo BB e Mapfre, a comunicação via smartphone e tablets é uma novidade no mercado brasileiro de seguros. Para ele, o lançamento do aplicativo integra a estratégia de investimento da companhia em novas tecnologias para ampliar canais de relacionamento com os consumidores, clientes e não clientes.

"A mobilidade e a versatilidade deste serviço garantem aos segurados rapidez. Queremos que nossos serviços e produtos acompanhem a evolução dos meios digitais para tornar o dia a dia dos nossos clientes mais fácil e rápido", completa o executivo.

Fonte: seguro em pauta