Mercado

Fenacor aposta na certificação digital

entrevista - 12/11/2012

O desafio para qualquer executivo é você entender que independente dos cargos que se ocupe, você sempre terá um perfil de agregar, de viabilizar parcerias, de incentivar e encantar pessoas. A frase de impacto marca a trajetória de uma gestora que começou a carreira num Grupo Hospitalar no Rio de Janeiro, implantando diversos programas de gestão e estruturação financeira, liderando projetos de expansão de mercado, criando produtos e captando clientes.

Para Gianni Moreira, Superintendente Administrativa e Financeira da Fenacor, falar sobre tecnologia estando à frente do Programa de Excelência em Gestão Sindical, desenvolvido em parceria com a Federação Nacional do Comércio, não é nenhum bicho de sete cabeças. Conversamos com a executiva, que especificou a importância da certificação digital e sobre como a tecnologia pode acelerar os processos de capacitação de negócios para os corretores de seguros e parceiros de negócios.

Quickseg: Como Superintendente Administrativa e Financeira da Fenacor, sabemos o quanto esta entidade representa para o mercado de seguros. Com a AR Fenacor, que é uma referência em certificação digital contando com postos de atendimentos em todos os sindicatos da categoria. Explique de que maneira estes profissionais de atendimento são treinados para atender corretores e corretoras de seguros em todo Brasil.

Gianni Moreira: A Fenacor tem como norma investir forte no treinamento dos seus colaboradores e funcionários para que se possa prestar um serviço de alta qualidade. Esse cuidado é ainda maior no caso da certificação digital, que envolve questões eminentemente técnicas. Assim, é feito um curso de habilitação online que capacita o funcionário a exercer a função de Agente de Registro, além de curso de reciclagem periodicamente. Esses funcionários trabalham no setor que atende o corretor de seguros e têm pleno conhecimento sobre o funcionamento do mercado. Sendo assim, o corretor que procura AR FENACOR para emitir o seu Certificado Digital, sente mais confiança, por se tratar de um serviço oferecido pela entidade que o representa.

Quickseg: Fale sobre a importância da certificação digital não só para as corretoras de seguros, mas também para os corretores pessoa física. De que maneira a certificação digital proporciona a assinatura de documentos eletrônicos com segurança e como isso facilita a vida destes profissionais autônomos.

Gianni Moreira: Em relação ao corretor de seguros, o Certificado Digital proporciona agilidade, autenticidade e segurança em suas transações e ainda reduz os custos operacionais. Já existem várias seguradoras utilizando essa tecnologia para facilitar os seus procedimentos internos. Dessa forma, o corretor que utiliza um Certificado Digital pode assinar propostas de seguros digitalmente.

Toda transação feita com Certificado Digital (Identidade Virtual), tem validade jurídica, respaldada pela legislação em vigor (Medida Provisória nº 2.200-2, de 24 de agosto de 2001; e Circular Susep nº 277, de 30 de novembro de 2004), que faculta a utilização da assinatura digital, nos documentos eletrônicos, para as operações de seguros, desde que o Certificado Digital tenha sido emitido no âmbito da ICP Brasil.

Quickseg: A Fenacor é responsável pela certificação digital e implanta todo o trabalho nos sindicatos da categoria pelo Brasil. Fale um pouco sobre os investimentos em tecnologia e software feitos nos últimos dois anos, para atender esta demanda e garantir a qualidade do serviço.

Gianni Moreira: Além do treinamento dos Agentes de Registro, a FENACOR investe em softwares e equipamentos homologados para certificação digital, utiliza ferramentas de gestão de documentos, gerenciamento e armazenamento de conteúdo, mantém atualizado um banco de dados que integra informações entre Federação e sindicatos e desenvolve sistemas que facilitam o controle e agilidade dos processos.

Quickseg: Qual a dica que você daria para os corretores de seguros recém-formados em relação ao uso dos recursos tecnológicos que facilitam o seu trabalho?

Gianni Moreira: A internet é uma ferramenta muito poderosa para o corretor de seguros, que pode utilizá-la para alcançar e interagir com seus clientes, principalmente com o crescimento e popularização das redes sociais. A tecnologia também pode ajudar muito o corretor com equipamentos que facilitam sua mobilidade como tablets, smartphones e notebooks.

Quickseg: Quando o assunto é tecnologia, conte aos nossos leitores como a equipe do setor trabalha na Fenacor, em prol da segurança dos servidores.

Gianni Moreira: Todo o ambiente de servidores da FENACOR é baseado em cloud computing (computação em nuvem) o que garante maior escalabilidade. Além disso, a infraestrutura está instalada em dois locais independentes para garantir redundância e maior disponibilidade dos recursos e serviços.Trabalhamos com softwares de segurança, firewall, monitoramento ativo dos serviços e políticas de rede isolando e protegendo os servidores de ameaças.

Quickseg: Mudando um pouco de assunto, temos a noção do quanto às redes sociais são usadas por diversos profissionais em diferentes segmentos. Você concorda que o uso das redes sociais ajuda a aumentar o networking entre executivos ou isso é mais uma ferramenta que não agrega muito na vida de um executivo?

Gianni Moreira: As redes sociais podem sim, contribuir muito para o relacionamento entre executivos, desde que sejam utilizadas de maneira correta. Essas redes sociais também devem ser exploradas pelas empresas visando à aproximação e ao relacionamento com seus clientes.

Quickseg: Existem diversos aplicativos que facilitam o cotidiano dos executivos, dentre eles os de geolocalização. Você tem o costume de usar o GPS do celular, quando viaja a trabalho. Se sim, conte uma experiência positiva que obteve para localizar um endereço.

Gianni Moreira: Sim tenho o costume de utilizar o GPS em meu celular, recentemente fiz uma viagem e o mesmo me auxiliou muito uma vez que desconhecia completamente o lugar.

Quickseg: Diariamente os setores de pesquisa trabalham e avançam quando o assunto é tecnologia mobile? Você já se imaginou entrando em contato com uma seguradora e até mesmo com uma entidade representativa do mercado de seguros, através de um aplicativo de celular?

Gianni Moreira: Sim, e entendo que esse é o futuro do mercado, principalmente no que se refere ao relacionamento das empresas e corretores com seus clientes, fornecedores e parceiros comerciais.

Fonte: Quickseg