Mercado

Central de Serviços apresenta soluções

encontro - 13/11/2013

A Central de Serviços e Proteção ao Seguros da CNseg (Ceser), está entre os players aptos a oferecer soluções ao mercado segurador para uma melhor administração dos negócios. Nas gôndolas, bancos de dados, sistemas e serviços desenvolvido pela unidade de negócios da CNseg, de forma exclusiva ou por meio de convênios com órgãos públicos ou parcerias privadas, para a captura de informações relevantes e sua disponibilidade ao mercado na sequência.

Todas as ferramentas miram aumentar a eficiência e a qualidade dos serviços prestados pelo mercado segurador, destacou o executivo Paulo Kurpan, superintendente de Operações e Serviços da Ceser, na primeira palestra do 7º Insurance Service Meeting, encontro promovido pela CNseg neste fim de semana (de 8 a 10 de novembro), em Mangaratiba, na região da Costa Verde do Rio de Janeiro. “O futuro é amanhã e, apesar de ser uma incógnita, assumimos o desafio de apoiar as seguradoras para que recebam sistemas e serviços adequados para este novo mundo anunciado pela evolução tecnológica e, dessa forma, mantenham variáveis importantes ao seu negócio controladas”, explicou ele.

Ele mostrou que a Central de Serviços teve uma grande evolução tecnológica nos últimos anos, saindo de um período em que seus produtos eram disponibilizados ao mercado por meio de disquetes ou CDs, para uma fase em que dispõe de um parque tecnológico que se equivale aos existentes nas empresas mais avançadas de tecnologia da informação, capaz de prestar serviços de forma ininterrupta.

O próximo passo será o lançamento, em 2014, de um data center, já que, embora seja quase um departamento, “a Ceser necessita ter a robustez de uma instituição de ponta do mercado”.

A Ceser também quer ser mais conhecida no mercado segurador e, para tanto, aproveitou o Insurance Meeting para o lançamento de uma pesquisa de opinião. O propósito é saber se executivos do mercado de seguros ou de TI já ouviram falar da Ceser, se conhecem seus produtos e serviços e se recomendariam a terceiros.

Isso porque existe a percepção de que a Ceser continua a ser “um cômodo pouco conhecido” de uma grande casa, apesar dos esforços para ser mais demandada pelo mercado.

Nesse sentido, merece menção a reestruturação interna da Ceser para ter o foco efetivo nos clientes e oferecer soluções em linha com os desafios que começam a se apresentar ao setor. Se os novos produtos em linha com a sustentabilidade, ampliação de mercado e de identificação de oportunidades latentes garantem apoio ao voo de crescimento sustentado das empresas, um olhar para a gôndola da Ceser já demonstra seu dinamismo. Tanto que hoje existem 143 projetos, sistemas, produtos e serviços ofertados ao mercado. Desse total, 49 destinam-se a CNseg, 93 às seguradoras e um ao sistema financeiro. E melhor ainda, a Ceser não quer parar de crescer.

Fonte: cnseg