Mercado

Insurance Meeting: vem aí o "seguro eletrônico"

evento - 17/11/2014

A tecnologia será utilizada pela Susep em projeto que visa a alterar significativamente a forma de fiscalização e acompanhamento do mercado de seguros. O anúncio foi feito pelo titular da autarquia, Roberto Westenberger, em palestra na edição 2014 do Insurance Meeting, tradicional evento do mercado, que a CNSeg realizou neste final de semana, no Club-Med de Angra dos Reis (RJ). "Em breve, teremos a supervisão eletrônica do mercado, baseada no uso intensivo da tecnologia. Nossa intenção é fazer o plugamento on line com todas as bases de dados existentes hoje, repensando as formas de comunicação", adiantou Westenberger.

O "seguro eletrônico", como esse projeto é tratado no âmbito interno da Susep, deve, inclusive, acabar com os atuais FIPs (Formulários de Informações Periódicas), quando estiver totalmente implantado. Isso porque, como haverá acompanhamento constante dos dados das empresas do setor, será possível detectar eventuais problemas com mais facilidade. "Poderemos resolver esses problemas quando ainda houver tempo para a correção", observou o superintendente da Susep.

O projeto prevê ainda que cada operação das empresas do mercado seja transmitido em "real time" para centrais de registros da Susep.

Além disso, consumidores de seguros, títulos de capitalização e planos de previdência complementar poderão consultar a base de dados e as estatísticas do mercado serão aprimoradas.

Um grupo de trabalho foi criado pela Susep, no último dia 10 de novembro, para desenhar esse projeto. O prazo para conclusão dos trabalhos é de 180 dias. Assim, em meados de 2015, o "seguro eletrônico" começará a ganhar forma. A implantação deve ocorrer no segundo semestre de 2016.

Fonte: seguros.inf.br - Cobertura Especial