Mercado
Mercado e corretor sairão da crise mais fortes
mercado - 13/04/2020
O presidente da SulAmérica, Gabriel Portella, participou da live na página do Instagram do CQCS na última quinta-feira, 09/04.
“O momento é difícil. Ninguém, em suas piores previsões poderia prever”, destacou Portella. O executivo disse que a primeira atitude na SulAmérica foi colocar todos os funcionários em segurança. “A maior parte das empresas teve que aprender a trabalhar com o home office. A SulAmérica já tinha esse sistema, não dessa magnitude, mas conseguimos rapidamente colocar 100% dos funcionários em home office”, revelou.
Gabriel compartilhou que empresa criou um comitê de crise e à medida que o processo foi avançando – colocar os funcionários em home office – no instante seguinte resolvia-se outro ponto: como fazer a companhia funcionar com todos os funcionários em segurança?
Portella afirmou que 100% do call center da Sulamérica está em home office. “Acho inclusive que a companhia está funcionando melhor. Estou impressionado”, disse ele. O executivo disse ter percebido que nesse formato tem mais colaboração entre os colaboradores já que a comunicação com toda a equipe acontece o tempo todo.
O executivo explicou que uma parte importante era a comunicação com os corretores. “Como se comunicar com eles de forma diferente? Os contatos continuariam sendo feitos, mas não presencialmente e essa era uma questão básica”.
Nesse sentido, ele disse que a comunicação é fundamental e ela tem acontecido de maneira intensa. “O papel do RH é fundamental nesse processo”, disse.
Portella ressalto que colocar os colaboradores em home era importante, mas invadir a casa das pessoas é uma transformação mais relevante. O comitê de crise da companhia se reúne diariamente pela manhã para avaliar as medidas adotadas. Além disso, o comitê executivo também se reúne diariamente para avaliar as decisões mais importantes da empresa.
“É momento de compartilhamento e não protagonismo. O comitê executivo tem me ajudado muito nas decisões. A SulAmérica está funcionando até melhor e é mérito de todo o time”, destacou.
Portella disse ainda que são oito casos positivos de coronavírus entre os funcionários. “Temos dois colegas internados e 80 casos sob acompanhamento”, revelou. Ainda que que a companhia tem apoio dos médicos para orientação e procedimento dos protocolos a serem seguidos.
Entre os segurados, a SulAmérica tem 600 segurados internados e 230 pessoas na UTI. O presidente da SulAmérica ressaltou que nesse momento de crise, “ a única coisa que não se pode perder é a serenidade e o passo certo”.
No lado social, Portella disse que a companhia está participando da construção de um hospital de campanha no Rio de Janeiro e de campanhas de doação. “Tudo o que podemos fazer para apoiar a pesquisa estamos fazendo”, ressaltou.
O executivo disse ainda que ninguém sabe quanto tempo vai durar o isolamento, mas ele é necessário. “Ficar em casa é fundamental”, disse.
Para ele, nesse momento, a iniciativa privada está fazendo seu papel. O ministério da saúde está fazendo o seu papel. “O processo é violento e precisa ser enquadrado dessa forma. Cai o volume de negócios? Cai. Mas também temos a oportunidade de aprender coisas novas, o corretor pode ajudar o cliente que também está aflito”, declarou.
Portella disse ainda que a SulAmérica está fazendo contratação de mais de 100 profissionais para área comercial. “Estamos fazendo treinamento remoto”. Para o corretor ele disse: “Não se afaste do seu cliente. Isolamento não significa afastamento”, declarou.
Perto de encerrar a Live o presidente da SulAmérica compartilhou ”acredito que o mercado de seguros e os corretores de seguros sairão mais fortes dessa crise”.
Fonte: CQCS