Mercado

Corretores e seguradores estão mais pessimistas

mercado - 08/06/2020

Os corretores de seguros estão mais pessimistas. É o que indica pesquisa realizada pela Fenacor, na última semana de maio, para calcular o ICSS, indicador mensal que mede o nível de confiança do mercado. O levantamento revelou que apenas 5% dos corretores ouvidos ainda acreditam em aumento do faturamento do setor nos próximos seis meses.

Para 79% dos entrevistados o faturamento do setor no próximo semestre será pior (68%) ou muito pior (11%). Somente 16% responderam que a receita apurada permanecerá, pelo menos, estável.

Já entre os seguradores, 76% projetam em queda da receita de prêmios e apenas 12% projetam estabilidade. Há ainda 12% de seguradores que vislumbram a possibilidade de aumento da receita do setor.

Ainda entre os corretores, 74% aguardam uma retração da rentabilidade do mercado e apenas 5% apostam em crescimento. Para outros 21%, haverá estabilidade.

Entre os seguradores entrevistados, 77% temem uma queda da rentabilidade e 23% apostam que permanecerá estável. Nenhum segurador ouvido respondeu que aguarda um avanço nos próximos meses.

Quanto ao desempenho da economia brasileira, 68% dos corretores apostam em um cenário “pior” (42%) ou “muito pior” (26%) no próximo semestre, enquanto 16% estimam um quadro “melhor” e outros 16% projetam uma estabilidade.

Fonte: CQCS