Mercado
A geração Y está na mira das empresas
- 20/06/2019
O desafio é atrair, treinar, e integrar esta geração de jovens inteiramente familiarizada com a informática e de padrão de consumo moderno. O setor de seguros também está "surfando" nesta onda e despertou para esta nova tendência mercadológica. Twitter, Facebook, Orkut, Linkedin e uma série de sites e aplicativos sócio-virtuais estão sendo utilizados para aproximar a relação entre companhia-cliente-corretores.
O consultor de seguros Julio Cezar Pauzeiro, autor do livro "SEGURO: Conceitos, Definições e Princípios" e professor da Universidade Estácio de Sá, aposta que as redes sociais e os jogos tecnológicos podem, daqui por diante, mudar o perfil dos eventos do setor. "Lançamentos de livros, com download de capítulos gratuitos pela internet, feiras e jogos virtuais, exposições inteiras projetadas em telões e paredes, são recursos que serão utilizados para atrair não só o público jovem mas também para inovar a exposição dos produtos e serviços oferecidos pelo setor", afirma Pauzeiro.
Segundo o professor, a Escola Nacional de Seguros já esta fazendo trabalhos de divulgação de livros através de download, de forma extremamente inovadora. A instituição criou até um personagem jovem, o Eduardo Rolos, que mostra as possibilidades de carreiras no setor. A Escola mantém também um perfil no Orkut com mais de 2500 membros, e cerca de 750 seguidores no Twitter.
Hoje, existem empresas especializadas na criação destes ambientes tecnológicos para criar situações inovadoras capazes de atrair públicos com diferentes perfis. Foi o que fez a organização da 50ª Feira da Providência, no Rio de Janeiro, que completou 50 anos este ano e se ressentia da presença do público jovem.
A Agência Núcleo da Ideia (www.nucleodaideia.com.br), especializada em mídias alternativas e virtuais e dirigida pelos publicitários Luciane Araújo e Flávio Bidoia montou um aparato interativo e tecnológico da Feira, conhecido como Espaço InterAge, e os jovens participaram de jogos pervasivos (que mistura mundo virtual e real) e interativos. Resultado, o Espaço recebeu mais de 1000 visitantes e na internet 194 pessoas participaram do jogo pervasivo, até então inédito no Brasil.
Como surgiu o projeto do Espaço InterAge na Feira da Providência? Que novidade ele agrega ao setor de eventos?
Flávio - O Espaço InterAge surgiu em tempo recorde. Ele foi criado especialmente para a Feira da Providência que existe há 50 anos e precisava de uma renovação de público. Unimos ferramentas inovadoras, de tecnologia de ponta, para atraí-los. Uma das novidades foi o game pervasivo, que junta o mundo real e o virtual. O mais interessante é que conseguimos aliar cultura e entretenimento, o que tornou o ambiente mais sedutor. O espaço contou com a Exposição 50 anos, Exposição Ziraldo, Espaço das Editoras, Jogo da memória em piso interativo e bate-papo com os fãs.
De que forma as tecnologias como jogos e mídias alternativas podem ser usadas nas empresas?
Flávio - As empresas buscam a tecnologia como ferramenta de modernização da linguagem e integração com os novos profissionais. RPGs, jogos de estratégias, web games fazem parte da vida da geração Y. Eles assistiram a passagem desses jogos para o ambiente digital, e hoje têm posições importantes dentro das empresas. O pervasive alia tudo isso, é uma grande evolução por utilizar recursos tecnológicos fora do desktop à narrativa lúdica desenvolvida pelo designer do jogo.
Cite alguns cases de sucesso.
Flávio - Fizemos o projeto "Parada Iluminada" que usava a estrutura de carnaval para criar um desfile natalino. Aconteceu por três anos consecutivos e reunia mais de 500 mil pessoas na Praia de Copacabana. Também há o projeto de lançamento do filme "Quincas Berro DÁgua". Nele levamos o morto mais famoso da nossa literatura para os bares de São Paulo e Rio de Janeiro. Fizemos uma réplica perfeita do ator Paulo José, o Quincas, personagem do filme de Sérgio Machado. A ação iniciou na web através de um concurso cultural "O bar Preferido de Quincas".Nesse projeto havia uma votação em um site onde os bares mais votados recebiam a visita do Quincas. Ele era carregado por seus amigos de farra e boemia. Muitas pessoas acreditavam que o boneco era de verdade e queriam ajudar a carregá-lo.
Vocês já receberam algum tipo de premiação?
Flávio - Nossos projetos nos renderam um prêmio ABERJE com o evento "Parada Iluminada". E ficamos em terceiro lugar no prêmio AMPRO (Ass. Marketing Promocional) com o filme "Cartola, Música para os olhos". E estamos apenas há oito anos neste mercado de mídias virtuais e alternativas.
Quais são os principais segmentos que mais buscam esse tipo de mídia alternativa?
Flávio - Temos clientes como a Disney, Editora Reccord, Editora Objetiva, Secretaria Municipal de Cultura, Som Livre (Slap), PETROS, VALIA, entre outros. Mas atuamos em todos os segmentos sobretudo livros, música e eventos de grande público como foi o caso da Feira da Providência.
Fonte: Não Informou