Mercado

Veja o que já ocorreu no Connection 2021, evento apoiado pelo seguros.inf.br

evento - 16/09/2021

A manhã do primeiro dia do Connection 2021 foi repleta de bons conteúdos e troca de experiências sobre o mercado de seguros. Logo na abertura, muito otimismo em relação à ampliação dos negócios no curto prazo, com a esperança de que estamos chegando ao fim da pandemia pelo novo coronavírus. “Acredito que neste segundo semestre vamos ver um aquecimento considerável do setor, com a rotina voltando à normalidade “, destacou o presidente do CCS-RJ, Luiz Mário Rutowitsch.

A diretora secretária do CCS-RJ, Dayse Magesti, reforçou a importância da participação das mulheres no mercado, “com sua inteligência e sensibilidade para fechar grandes negócios”. Já o diretor financeiro do CCS-RJ, Marco Marques, observou a necessidade de união neste fim de pandemia, e que “os prestadores de serviços do setor, essenciais para o funcionamento como um todo, sejam vistos como parceiros das empresas e corretores, sempre com o objetivo de melhorar o ambiente de negócios”. O fundador da Educa Seguros, Anderson Ojope –-, enfatizou a importância do evento neste momento de virada no setor. “Nesta segunda edição, vamos buscar, juntos, as melhores formas de retomar as atividades do setor, junto àqueles que são os mais atuantes junto aos clientes: os corretores de seguros”, ressaltou Ojope.

Desafios - O primeiro painel do Connection 2021, Panorama de mercado: o que o corretor de seguros pode esperar para 2022?, tratou exatamente do que é o mais essencial neste momento de superação da pandemia "O corretor de seguros precisa e está ajudando as pessoas a se conscientizarem sobre os riscos que passam no dia a dia”, afirmou o diretor comercial da Capemisa, Fabio Lessa. O diretor da organização de vendas da Bradesco Seguros, Leonardo Freitas, vê com muito bons olhos as possibilidades para o setor em 2022: "A economia global vai crescer acima da média durante o próximo ano. E o mercado de trabalho formal vai se recuperar para os patamares anteriores à pandemia."

O superintendente geral da Unimed, Mario Salomão, destacou a importância da capacitação dos corretores de seguros.” Além do conhecimento do mercado, o corretor precisa conhecer a sociedade como um todo, para, desta forma, entender as necessidades dos clientes”, enfatizou.

Na sequência da manhã, o case criando sua própria corretora de seguros: os desafios e trajetória de Janete Melo, ela conta como, depois de ter trabalhado como costureira e vendedora de shopping, fundou a D’Melo Corretora de Seguros, onde hoje é diretora. "A lição que aprendi quando atuei junto a um banco é que ninguém te ensina nada. Levantar o perfil antes, estudar a real necessidade faz toda a diferença na hora da reunião com cliente”, observou-se Janete.

No Connection 2021, as mulheres estão muito bem representadas. Na entrevista A mulher que consome seguros, a conselheira consultiva do da Sou Segura – Associação das Mulheres do Mercado de Seguros, Marcia Ribeiro, conversou com Mellina Senra, risk manager - especialista em seguros da Eneva, que reforçou como a participação delas está mexendo com o mercado. "Eu vejo um grande movimento de ascensão das mulheres no mercado de seguros. O maior tempo de qualidade com a família é uma das principais mudanças das consumidoras nos últimos meses”, ressaltou ela.

Seguro AUTO e o fim do veículo à combustão - Mediado pelo diretor da Associação Estadual dos Corretores de Seguros do Rio de Janeiro (AECOR-RJ), Jayme Torres, o segundo painel da manhã colocou na pauta duas das principais revoluções que o setor vai atravessar nos próximos anos: Novas soluções de mobilidade urbana, carros elétricos e o futuro do Seguro Automóvel. No começo do mês, a Superintendência de Seguros Privados (Susep) promoveu uma mudança na legislação do seguro AUTO, que permitirá ao cliente segurar apenas o que achar necessário para seu veículo – só roubos, ou apenas acidentes com terceiro, por exemplo.

“As mudanças realizadas pela Susep buscam flexibilizar as coberturas, para ter mais possibilidades e ampliar o mercado consumidor, alcançar mais clientes. Mas é importante ressaltar também que as facilidades de pagamentos – o PIX, por exemplo – vai ajudar muito o mercado”, destacou o vice-presidente comercial e de marketing da Porto Seguros, Rivaldo Leite.

Torres observou que a circular da Susep tem um ponto que ele considera negativo, que é definir o valor do veículo pela data da ocorrência do sinistro. “O ideal é que fosse pela data do momento do pagamento. Assim, se houver alguma demora, o cliente não será prejudicado com um valor defasado”, criticou.

A diretora comercial regional do Rio de Janeiro e Espírito Santo da Allianz, Lívia Prata, observou a importância de se estar antenado às necessidades dos consumidores: “O corretor tem que sempre estar muito atento às mudanças de hábitos e consumo dos clientes. Ele é cada vez mais um grande consultor, de olho nas alterações do mercado e suas consequências.”

No Brasil, a partir de 2030 será proibida a venda de veículos novos movidos à combustão. Responsável pela E-Mobility Brasil – Enel, Paulo Roberto Madison mostrou como o país vai precisar fazer profundas mudanças até lá, como espalhar redes para carregar as baterias dos futuros carros elétricos. “Os paradigmas estão muito trocados hoje. Hoje, você está atrasado pra uma reunião, pega o seu carro e, então, tem que parar pra abastecer seu carro que estava sem combustível – ou seja, você precisa se deslocar para fornecer energia ao seu carro. Isso é um absurdo! Com o carro elétrico, você carrega o seu carro quando você está em casa, descansando.”

A primeira manhã do Connection 2021 ainda contou com as pílulas da influencer Maria Luiza Melo, da Segura Essa, que falou sobre Estratégia & Gestão – “Uma dica fundamental para gerir seu negócio é: criar e seguir uma rotina diária” – e dá fundadora da Nosso Porto, Simone Fraga, que tratou de Seguro Garantia – “O principal é saber como encontrar os clientes que precisam do seguro garantia, como aqueles que participam de licitações, por exemplo”.

E, diante de tantos desafios, nada como contar com a irreverência do humorista Marcelo Smigol, que apresenta vários stands ups ao longo do Connection 2021, para dar uma respirada e boas risadas neste nosso complexo universo dos seguros. "Às vezes, o corretor de seguros acha que todo mundo fez curso da Susep! Tem que simplificar, falar o feijão com arroz. Comunicação é tudo!", brincou Smigol.

Participe - Com mais de 20 horas de transmissão, totalmente online e gratuita, com mais de 70 palestrantes e convidados, vários deles das maiores seguradoras do país. A partir das 9h desta quarta-feira, 15 de setembro, até às 19h de quinta, 16, o Connection 2021 junta, no mesmo espaço virtual, corretores, executivos, empreendedores entre outros players do mercado de seguros de todo o Brasil. Vamos buscar juntos analisar o futuro do setor pós-pandemia.

Com o lema “Conexão – Evolução – Negócios”, o Connection 2021 tem como principal objetivo desta edição conectar corretores de seguros de todo o país, para que eles aproveitem oportunidades entre si e com os diferentes players do mercado de seguros.

TARDE. A segunda parte do primeiro dia do Connection 2021 começou com uma palestra que vai surpreender muita gente, ainda mais depois das, infelizmente, centenas de milhares de mortes no Brasil pela Covid19: Por que as pessoas não compram seguro de vida? Segundo estudo da Universidade de Oxford, apenas 8% da população brasileira possui seguro de vida. O CEO da Station Cor e influenciador digital de seguro, Rodrigo Rosa, ressaltou que é preciso haver uma mudança na cultura de seguros dos brasileiros.

"Dizer que seguro de vida atrai morte é o mesmo que dizer que estepe atrai pneu furado, ou que fechadura atrai ladrão. Essa é uma das principais crenças limitantes no seguro de vida", observou Rosa. Em seguida, no case Especialização: o ponto de virada para o crescimento da AG Plan Corretora de Seguros, Alex Guedes, diretor da empresa, enfatizou a importância das replicas de relojes de lujo conexões diretas no mercado. "Entrar em contato com o cliente e buscar indicações são dicas importantes para o corretor de seguros. Buscar união com outros corretores sempre é uma boa saída", ressaltou.

O primeiro painel da tarde debateu Seguros para médias e grandes empresas: as expectativas e necessidades dos gerentes de riscos. Mediado pelo chefe de Departamento Financeiro da Eletrobras Eletronuclear, Luiz Otavio Artilheiro, o foco foi no corretor e sobre como deve resolver os problemas do cliente.

“O diferencial do corretor de seguros, para mim, é o bom relacionamento e a capacidade de me oferecer ideias e soluções para os problemas do cotidiano”, ressaltou a coordenadora de seguros, garantias e previdência da AES Brasil, Fernanda Bosan. Para o gerente de riscos da Martins, Idenes Magalhães Júnior, "o primeiro passo, para o corretor de seguros, é entender sobre o negócio do cliente e oferecer o que vai atendê-lo". E completou questionando: "Você, corretor de seguros, conhece realmente o seu cliente?"

O insurance manager da Iochpe-Maxion e conselheiro da Associação Brasileira de Gerenciamento de Risco (ABGR), Wilnner Eduardo Silva, destacou a importância de melhorar sempre a relação custo-benefício do seguro contratado. "Nossa intenção é fazer avaliações constantes. Eu não quero apenas fazer uma renovação no seguro, por exemplo, mas sim conquistar benefícios para a minha empresa", explicou ele.

LGPD - Na sequência, uma entrevista do jornalista Bernardo Tabak, da VTN Comunicação, com o CEO da Diferenciall, Alexandre Pinto, tratou de um assunto imprescindível para o mercado de seguros hoje: LGPD – O que você realmente precisa saber. "A grande questão da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) não está nas multas, que podem ocorrer e serem pesadas, mas sim na reputação. As grandes empresas vão se adequar e querem que seus prestadores de serviços também estejam adequados, pois a lei fala sobre o controlador e o operador. A seguradora é a grande controladora dos dados, e os corretores são os operadores", sintetizou Pinto.

O segundo painel da tarde tratou de Seguros inclusivos: uma oportunidade para o corretor de seguros. Com a mediação do presidente da Associação Nacional das Microsseguradoras (ANM), Edson Calheiros, o tema girou em torno de como fazer com que grupos sociais ainda não atendidos plenamente pelo mercado tenham acesso à proteção. "O crescimento do digital no nosso setor faz com que o seguro se transforme em uma ferramenta importante, em especial com a criação das poupanças sociais", observou o diretor comercial da Sudaseg Seguradora, David Novloski. Já o CEO da Europ Assistance, Newton Queiroz, concluiu: "O corretor vem se reinventando para ofertar replika klockor novos produtos e soluções para seus clientes. O seguro inclusivo é muito útil para diferentes públicos."

Em seguida, o especialista da Search Optics, Eduardo Cortez, apresentou a palestra Como fazer 30 vendas em 30 dias no segundo maior mecanismo de buscas da Internet. E revelou qual é essa ferramenta: “Se você está interessado em apostar em algo novo para impulsionar de vez as suas vendas, o Youtube é o melhor caminho. E a hora de apostar é essa."

O penúltimo painel do primeiro dia tratou de uma das coberturas mais vendidas do país: Saúde digital: as novas demandas do consumidor de planos de saúde. Mediado pelo ex-presidente do CCS, Fabio Izoton, representantes de grandes seguradoras do país contaram como se adaptaram ao cenário da pandemia e continuaram a conquistar clientes. "A Bradesco Seguros sempre se coloca na vanguarda das melhores iniciativas para os clientes. Em meio ao cenário atual, realizamos iniciativas como a implementação da telemedicina e investimento na maior capacitação dos nossos corretores", destacou o superintendente comercial da Bradesco Seguros, Emanuel Nascimento.

O atendimento virtual também foi a aposta da Unimed-Rio. "Hoje, conseguimos que os pacientes tenham contato à distância não com médicos aleatórios, mas sim com aqueles que ele já consultava antes da pandemia", contou o superintendente de Mercado e Operações da empresa, Mauro Madruga.

Mulheres em destaque - O encerramento do primeiro dia do Connection 2021 foi delas, no painel Desafios e experiências das mulheres no mercado de seguros. À frente do debate estava a presidente da Associação das Mulheres do Mercado de Seguros - Sou Segura, Simone Vizani. Entre as convidadas, a head de Energy & Construction para América Latina da Allianz, Patrícia Merluzzo, que afirmou já ter passado por constrangimentos: "Eu nunca vi discriminação explícita entre homens e mulheres no nosso mercado, mas passei por situações que foram questionáveis."

Já a diretora Comercial da SulAmérica, Solange Zaquem, contou que nunca se preocupou em "dividir espaço com os homens". "Eu pensava sobre o quanto estava preparada para exercer os cargos que me eram concedidos. Foi uma escolha minha", explicou.

A Head of Specialty LAC da Marsh McLennan, Paula Lopes, ressaltou a importância da paridade entre os gêneros no setor. "As lideranças precisam dividir suas experiências, se comprometerem com a igualdade salarial entre homens e mulheres e investir mais em projetos de coaching e autoconhecimento", ressaltou ela. No final, a risk manager - Especialista de Seguros da Samarco, Roberta Nascimento, resumiu o sentimento de todas: "Almejo que, um dia, falar sobre a presença das mulheres na liderança do setor seja tratado com mais naturalidade. Mais inclusivo e com menos 'pé atrás'."

Participe - Com mais de 20 horas de transmissão, totalmente online e gratuita e 70 palestrantes e convidados, vários deles das maiores seguradoras do país. A partir das 9h desta quarta-feira, 15 de setembro, até às 19h de quinta, 16, o Connection 2021 junta, no mesmo espaço virtual, corretores, executivos, empreendedores entre outros players do mercado de seguros de todo o Brasil. Vamos buscar juntos analisar o futuro do setor pós-pandemia.

Link da transmissão: https://www.youtube.com/c/ClubedosCorretoresdeSegurosdoRiodeJaneiro/live

Programação completa - O Connection 2021, totalmente online e gratuito, acontece nos dias 15 e 16 de setembro. As inscrições já estão abertas no site: https://connection.ccsrj.com.br

Com o lema “Conexão – Evolução – Negócios”, o Connection 2021 tem como principal objetivo desta edição conectar corretores de seguros de todo o país, para que eles aproveitem oportunidades entre si e com os diferentes players do mercado de seguros.

Patrocinadores – Unimed-Rio, Capemisa Seguradora, Bradesco Seguros, Allianz, MAG Seguros, SulAmérica, Benevix, BrasilPrev, HDI Seguros, Junto Seguros, Liberty Seguros, Rede Lojacorr, MAPFRE, Moltrio, Porto Seguro, Prudential, Resolvida – Solução Digital em Seguros, Segfy, Seguros Unimed, Sicoob Coopvale e Tokio Marine.

Apoio Institucional: ABGR, ANM, Sou Segura, ACONSEG-RJ.

Mídia especializada: Seguros.inf.BR, Revista Apólice, Blog do Corretor, Revista Cobertura, CQCS, Diário Comercial, Revista/Portal Fator Brasil, Revista InsuranceCorp, Jornal Nacional de Seguros – JNS, JRS, Monitor Mercantil, Editora Roncarati, Agência Segnews, Revista Segurador Brasil, Revista Seguro Total, , Blog Sonho Seguro, Panorama Seguro

Link da transmissão: https://www.youtube.com/c/ClubedosCorretoresdeSegurosdoRiodeJaneiro/live

Fonte: VTN Comunicação