Mercado
Agenciador: Susep recebe projeto do CVG
proposta - 07/07/2011
Recém empossado no cargo de Superintendente da Susep, Luciano Portal Santanna surpreendeu os convidados da homenagem promovida pelo Clube Vida em Grupo do Rio de Janeiro (CVG-RJ), na última quarta-feira, 6, no Centro da cidade. Jovem e com ideias renovadoras, o Procurador Federal recebeu com o entusiasmo o projeto da entidade de trazer, novamente, o Agenciador de Seguros para o mercado.
A iniciativa, que poderá abrir mais de mil postos de trabalho no Estado, já foi recebida pelo Vice-Governador do Estado, Luiz Fernando Pezão, e pelo Senador Francisco Dornelles em outras ocasiões. O projeto prevê que o cargo de Agenciador de Seguros possa ser ocupado por pessoa física ou jurídica, devidamente inscrita no órgão regulador (no caso, a Susep), e que possa atuar nos ramos de Seguros de Vida, Acidentes Pessoais, Saúde, Capitalização e Previdência Privada.
De acordo com o presidente do CVG-RJ, Lucio Marques, este novo profissional pode fazer a diferença no mercado segurador. “O mercado de pequenas e médias Seguradoras quer se transformar. O Seguro de Vida precisa crescer. Mas, como crescer? Como vender mais? Com este projeto, pretendemos estimular essas vendas. Este canal iria ajudar também, por exemplo, na venda dos Microsseguros – que tão logo deve ser regulamentado. Ao examinar esse projeto, a Susep deve levar em conta os benefícios de ter novamente este profissional atuando no mercado”, opinou.
Receptivo a novos projetos que movimentem e contribuam com o desenvolvimento do mercado de Seguros, Santanna disse que irá priorizar o consumidor. “Nesta gestão, quero enfatizar na relação da autarquia com o mercado e com o consumidor. Nós estamos abertos a receber projetos que tenham a intenção de aperfeiçoar a legislação, as normas regulatórias, os produtos, além de reduzir custos. Vamos trabalhar pensando, principalmente, na divulgação do produto entre os consumidores”, contou.
O atual Superintendente da autarquia do Ministério da Fazenda também ressaltou a importância de estreitar a relação com o mercado segurador como um todo, especialmente com corretores e outros líderes. “Queremos que a saúde financeira do mercado seja consolidada e, para isso, vamos estreitar a relação com estes agentes do setor de Seguros. Minha maior preocupação é estabelecer canais de diálogo e ter eficiência nos canais regulatórios. Hoje, a atuação é burocrática e tem que ser mais efetiva como, por exemplo, no caso dos seguros marginais”, disse, referindo-se à atuação irregular de cooperativas e associações que prejudicam tanto os segurados quanto as empresas e entidades do segmento.
Presente na mesa principal do evento, o presidente da Capemisa, José Augusto Tatagiba, deu boas-vindas ao novo Superintendente e falou sobre suas expectativas para a atuação do titular. “O Luciano tem uma boa origem. Ele já era Procurador Federal na Susep, tem muita experiência neste ramo, conhece as questões de mercado, legislação. Ele tem os pré-requisitos para atender a imensa demanda do mercado de Seguros com sucesso. Com a chegada do Luciano, as coisas só tendem a evoluir mais facilmente. Ele é jovem, tem a cabeça contemporânea e sabe olhar com sensibilidade para as questões do nosso mercado, para os valores que o mantém”, observou.
Patrocinadora do evento do CVG-RJ, a Deloitte também levou um representante: Mario Nascimento, consultor tributário da empresa. Segundo ele, o segmento de vida tem crescido de forma avassaladora, o que faz com que as expectativas sejam as melhores. “Ainda que se tenha certo desaquecimento programado, a economia vem muito aquecida e vai ter uma redução, até por uma questão de tendência de taxa de juros. O mercado vai desacelerar, mas, mesmo assim, a gente vê com bastante otimismo, pelo menos, os próximos 2 ou 3 anos. A nossa expectativa é que se tenha muitos negócios, especificamente no caso do Rio de Janeiro, se observarmos a seqüência de eventos na cidade”, explicou.
O evento, que reuniu cerca de 100 pessoas, teve a presença de nomes representativos do mercado como o presidente da Capemisa, José Augusto Tatagiba, o diretor comercial da Seguradora, Laerte Tavares, o Vice-Presidente do IBEF, Gustavo Mello, o consultor tributário da Deloitte, Mario Nascimento, o diretor da Marítima Seguros, Marcos Acildo, o presidente do Sincor-RJ, Henrique Brandão, o presidente do CVG-SP, Osmar Bertacini, o presidente do CVG-MG, Hélio Loreno, o presidente do Conselho Consultivo da entidade, Danilo de Souza Sobreira, o presidente da Prudential, Fábio Lins de Castro, o presidente da Seguradora Líder, Ricardo Xavier, o diretor da PrimaVida, Enio Miraglia, o presidente da Federal de Seguros, Gustavo Capanema, o diretor executivo da Fenseg, Neival Freitas, o presidente da Sulacap, Sérgio Diuana, o presidente do Clube dos Corretores, Amílcar Vianna, o presidente da Brasilprev, Sérgio Rosa, além de diversos conselheiros do CVG-RJ.
Fonte: VTN Comunicação