Mercado
Sindicato do Paraná/MS comemora 87 anos
evento - 09/08/2011
A diretoria do Sindseg-PR/MS vai reunir cerca de 250 convidados para celebrar a data e prestar homenagem a líderes regionais de projeção nacional. O almoço festivo será realizado no dia 29 de agosto, no Buffet du Batel, em Curitiba.
“Motivo para comemorar é o que não falta”, exalta o presidente do Sindicato, João Gilberto Possiede, que há 67 anos se dedica ao seguro e é considerado o precursor do Seguro Garantia no Brasil.
Em seu sexto mandato à frente deste poderoso Sindicato e o segundo mais antigo do país, Possiede contabiliza conquistas importantes, que se destacaram ainda mais graças à privilegiada posição geográfica do Paraná. O Estado é o eixo natural de escoamento da produção agrícola brasileira, das importações que abastecem as indústrias do País e corredor viário e ferroviário de exportação de produtos da região centro-oeste do Brasil e do Paraguai até o Porto de Paranaguá.
Internacional - Além disso, o Paraná faz fronteira com dois países do Mercosul. “Algumas de nossas ações acabam extrapolando os limites territoriais brasileiros e chegam aos integrantes do bloco”, explica o líder sindical. É o caso da parceria firmada entre o Sindicato e a Escola de Magistratura do Paraná (EMAP), que vem desenvolvendo vários Seminários técnico-jurídicos de seguro para magistrados. Em abril deste ano, a EMAP – que lidera as Escolas de Magistratura do Mercosul – pediu que o Sindicato do Paraná organizasse um grande Seminário em Foz de Iguaçu com os quatro países membros do blocol, além do Chile, Peru e Colômbia.
Do ponto de vista econômico, os números do mercado de seguros paranaense impressionam. Hoje, o Estado é o quarto maior produtor de seguros do país, fechando 2010 com um faturamento de R$ 5,8 bilhões, com mais de 6% de participação no mercado nacional. Nos cinco primeiros meses de 2011 manteve a sua posição no ranking, atingindo um volume de prêmios em torno de R$ 2,5 bilhões. Três grandes seguradoras têm sede em Curitiba: Centauro, HSBC e J. Malucelli, que é maior companhia de seguro garantia da América Latina.
Na avaliação de Possiede, a forte atuação do Sindicato regional é fundamental para alcançar estes resultados expressivos. “Investimos em ações pontuais com intuito de divulgar e levar conhecimento do seguro para as diversas camadas da população: estudantes, autoridades, órgãos estaduais e municipais, Detran, as Polícias Civil e Militar, entre outros”.
O Sindicato faz doações de equipamentos para órgãos da Secretaria de Segurança Pública e treina policiais para identificação veicular. Em 2009/2010 desenvolveu um importante programa educacional, o Viver Seguro, que realizou 20 palestras sobre seguro para 17 mil pessoas em cidades pólos do Paraná.
O estreitamento dos laços do Sindicato das Seguradoras com o Sindicato dos Corretores é apontado por Possiede como um dos fatores importantes para consolidação do seguro no Estado do Paraná. “Neste aspecto, quebramos um paradigma. Começamos a atuar em conjunto divulgando o seguro através de palestras, seminários e workshops”.
O interior do Estado também foi beneficiado com representações em Ponta Grossa, Londrina, Maringá e Cascavel. Em 2006, a atuação do Sindicato chegou até ao Mato Grosso do Sul, onde foi criada uma base, em Campo Grande. Este processo de “interiorização” criou novas oportunidades de negócios e atraiu mais consumidores para o mercado de seguros.
“Nada disso, entretanto, seria possível, não fosse a contribuição dos que nos antecederam e moldaram os alicerces que tornaram o seguro paranaense vitorioso. Eles ainda ofereceram contribuições valiosas para o crescimento e reconhecimento do seguro no Brasil. Por isso, nas comemorações dos 87 anos do Sindicato, a nossa diretoria irá homenagear João Elísio Ferraz de Campos, Mário Petrelli, Armando Vergilio dos Santos Junior e Robert Bittar”, anunciou Possiede.
Fonte: VTN Comunicação