Mercado
Saúde: sinistralidade pode cair até 10%
gestão - 03/10/2011
O especialista que, ao longo de sua carreira de executivo, acumulou vasta experiência, seja atuando em operadoras líderes do mercado, como a Golden Cross, ou dirigindo áreas relevantes na estrutura da Federação Nacional de Seguros (Fenaseg) e CNSeg, como a Central de Serviços assegura que a utilização das ferramentas adequadas de gestão pode reduzir a sinistralidade em até 10%.
Ele cita o exemplo de um cliente com cinco mil beneficiários cobertos por um plano de saúde. Antes do início do trabalho de gestão, a taxa de sinistralidade oscilava em torno de 74% e em um ano, esse percentual caiu para 70%; no segundo, para 65%; e, no terceiro, já estava em 64%. “O limite da sinistralidade contratual é de 70% e, por ocasião da renovação anual, se o percentual estiver acima desse patamar, além do reajuste pela desvalorização da moeda, será necessário rever o preço cobrado agregando-se o diferencial da sinistralidade”, observa o diretor da Golden Insurance.
“A nossa missão é agregar valor para os clientes a partir da oferta dos benefícios mais adequados para os empregados. A meta é aumentar a produtividade e reduzir o absenteísmo da empresa”, afirma o consultor em gestão de saúde. Por isso, aposta na gestão de riscos como base de sustentação do trabalho de consultoria de riscos que vem desenvolvendo para os clientes.
Assim, a estratégia de atuação montada para a Golden Insurance tem como primeiro passo a análise do perfil do grupo segurado e dos riscos inerentes às atividades da empresa contratante. Depois, a partir do mapeamento dos riscos, são identificados os produtos mais adequados para a empresa e seus empregados. “Às vezes, um seguro ou plano de saúde mais sofisticado não dispõe de rede credenciada em determinadas áreas da cidade, justamente onde residem os funcionários do cliente”, exemplifica Cata Preta.
Ele alerta também que é preciso ter cuidado nos momentos em que há a necessidade de se trocar o plano ou seguro de saúde. Nesses casos, é fundamental minimizar os impactos sobre os empregados e evitar mudanças traumáticas, que, em último caso, podem até refletir na produtividade da empresa.
“A proposta da Golden Insurance Consultoria e Corretagem de Seguros, que acaba de completar nove anos de atuação no mercado, é ser uma empresa especializada em consultoria e gestão de riscos na área de seguros e benefícios, principalmente no ramo saúde, e que adota práticas inovadoras visando a redução da taxa de sinistralidade da carteira dos clientes, mantendo-a em níveis compatíveis com o contrato e contendo o aumento dos custos do plano de saúde”, concluiu.
Fonte: VTN Comunicação