Mercado

Surge uma uma nova empresa

mercado - 27/02/2012

O grupo paranaense JMalucelli lançou hoje uma nova companhia, a JMalucelli Seguros, que atuará a partir desta segunda-feira (27) em seguros diversos, ampliando a atuação do grupo, até então restrita ao seguro de garantia.
A holding do grupo paranaense passa agora a ter quarto empresas ligadas a indústria de seguros: JMalucelli Garantia, JMalucelli Resseguradora, JMalucelli Seguros e a JMalucelli Controle de Riscos, que é uma empresa de apoio as três empresas.

A parceria com a Travelers teve início em junho de 2011 e possibilitou a criação da nova seguradora, que tem o objetivo de agregar conhecimento da Travelers, uma das maiaores seguradoras dos Estados Unidos, sendo a maior em garantia, com a JMalucelli, conhecida por sua especialização em seguro garantia no Brasil.

Nos últimos meses, a equipe das duas seguradoras trabalhou de forma árdua para agregar ao mercado brasileiro produtos e serviços por preços competitivos, explica Alexandre Malucelli, durante coletiva de imprensa com jornalistas realizada sexta-feira, em São Paulo. A JMalucelli Seguros começa com sete produtos: riscos de engenharia, riscos nomeados, riscos operacionais, compreensivo empresarial, riscos diversos, como equipamentos, responsabilidade civil geral e responsabilidade civil de administradores, apólice conhecida como Directors & Officers (D&O).

Segundo ele, a escolha foi pautada pela potencial de negócios nos segmentos e também pela demanda dos corretores. “Nesta primeira fase focamos nos produtos que nossos parceiros de negócios nos solicitaram, mas temos uma linha grande de produtos em estudo, como transporte, por exemplo”, explica Malucelli.

Em garantia, o grupo atua em grandes riscos, no pequeno e médio varejo bem como no varejo. “A operação está consolidada, a ponto do corretor poder trabalhar de casa com o garantia em razão do investimentos que fizemos em tecnologia”, acrescentou. Já na operação de seguros gerais, o foco começa com o médio mercado, para num segundo momento entrar em grandes riscos, informou Rosemary Herzka, diretora da linha de property da JMalucelli Seguros. Queremos avançar no mercado de forma equilibrada, com crescimento orgânico. Com a carteira de 32 mil clientes e de 2 mil corretores temos condições de avançar rapidamente”, afirmou Alexandre Malucelli.

Segundo os executivos da empresa, o potencial de crescimento do mercado brasileiro é muito grande, tendo como base a baixa penetração de consumo de seguro no país, que perde até mesmo para países vizinhos, apesar de o Brasil ser a maior indústria de seguros da região. “A estabilidade trouxe uma série de consumidores para bens duráveis. Mas em seguros a demanda ainda é baixa”, diz.

Malucelli acredita que a simplificação dos produtos bem como uma maior oferta vão ajudar a aumentar o consumo per capita de seguros no Brasil. “Temos uma variedade incrível de produtos da Travelers para trazermos ao país, considerando-se as devidas adaptações”, acrescentou.

A abertura do mercado de resseguros trouxe queda nos preços, que, segundo Malucelli chega agora, após três anos, num certo equilibrio. “Estamos num momento de preço equilibrado e uma disputa maior em serviços”, afirma o executivo da JMalucelli, seguradora que detém 35% de market share de prêmios em garantia, com base em resultados divulgados pela Susep, com R$ 703 milhões de janeiro a novembro do ano passado.

Apesar de ser uma das maiores seguradoras de carro nos EUA, esse é um segmento que a nova companhia não pretende atuar neste primeiro momento no Brasil, informou Alex Bellino, executivo responsável pela estratégia da nova seguradora.

Fonte: Viver Seguro