Destaque

Corretoras respondem por 30% das certificações

mercado - 02/08/2012

As 104 ARs (Autoridades de Registro) administradas por corretores de seguros já estão realizando, em média, 40 mil certificações digitais por mês. Isso representa 30% do volume total emitido no País pela rede ICP Brasil.
Segundo o presidente da Rede ICP Seguros, Manuel Matos, a meta é atingir a marca de 1,5 mil ARs de corretoras de seguros até 2017, as quais deverão responder pela metade das certificações realizadas no Brasil. “Esse mercado apresenta um potencial imenso para os corretores. Afinal, a projeção é a de que o Brasil precisará emitir até 40 milhões de certificados digitais nos próximos anos”, afirma o executivo.

Matos acrescenta que, mais do que a oportunidade de obter receita adicional com um serviço complementar a sua principal atividade profissional, o corretor que se credencia para ter uma AR ganha um diferencial a mais. Isso porque, para esse credenciamento é liberado apenas para quem não tem passivos tributários ou o nome negativado.

Além disso, o processo de credenciamento precisa ser aprovado pela Casa Civil da Presidência da República e é publicado no Diário Oficial da União. “Isso dá maior prestígio ao corretor. Há, inclusive, estudos que apuraram um aumento de até 25% no faturamento de corretoras que abriram uma AR”, diz Matos.

Ele revela ainda que, em geral, é possível haver uma AR de corretoras para cada região ou cidade com até 200 mil habitantes. Mas, há casos excepcionais, tais como o do corretor de Jaboticabal (SP), cidade com apenas 70 mil habitantes, que está realizando 600 certificações a cada mês.

Fonte: Não Informou