Destaque

Seguro DPVAT poderá ter um novo modelo

mercado - 19/01/2021

O governo vai encaminhar ao Congresso Nacional, ainda no primeiro semestre, um projeto de lei propondo a criação de um novo modelo do seguro DPVAT. A afirmação foi feita pela superintendente da Susep, Solange Vieira, ao participar de live realizada nesta segunda-feira (18), junto com o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, para detalhar como será o atendimento feito por esse banco estatal às vítimas de acidentes do trânsito ou aos seus beneficiários visando ao recebimento indenização do seguro DPVAT. “Para o próximo ano, pretendemos discutir com o Congresso um novo seguro DPVAT”, acentuou.

Ela disse ainda que a decisão de zerar o valor do prêmio do seguro em 2021 trará uma economia “significativa” para os proprietários de veículos. “Este ano, o preço do seguro poderia variar até R$ 600,00 dependendo do estado ou região. Mas, decidimos zerar o valor do prêmio porque há sobras de recursos, pois os consumidores pagaram a maior. É, portanto, uma redução financeira significativa para os donos de veículos”, acrescentou.

De acordo com a Susep, esse excedente de recursos, hoje, gira em torno de R$ 4,3 bilhões.

Solange Vieira se disse “muito feliz” com a parceria firmada com a Caixa. Ele revelou que, desde o final de novembro, quando a Susep ficou sabendo que o consórcio que administrava o DPVAT estava se dissolvendo, foi iniciada a busca para ver quem poderia ser o operador. “Fizemos avaliações técnicas e decidimos que o perfil ideal seria o de um banco público federal, com capilaridade e com experiência em políticas públicas. A gente fica tranquilo quanto à utilização do aplicativo, mas foi feita a exigência para seja assegurado o atendimento presencial, caso haja algum problema, o que já está ocorrendo a partir de hoje”, salientou.

PARCERIA.

Pelo acordo firmado sexta-feira passada (dia 15), a Caixa Econômica Federal (Caixa) é o novo gestor do Seguro DPVAT e passará a receber os avisos de sinistros que tenham ocorrido a partir do dia 1º de janeiro de 2021. Já os sinistros ocorridos até 31 de dezembro do ano passado, independentemente da data de aviso, permanecem sob responsabilidade da Seguradora Líder do Consórcio DPVAT.

O novo gestor iniciará imediatamente os atendimentos e disponibilizará aplicativo que viabilizará atendimento ágil e seguro para os pedidos de indenização relacionados ao DPVAT.

CAIXA.

Durante a live, o presidente da Caixa destacou que esse acordo vai “minimizar os problemas e fraudes”, em especial os que afetam as pessoas mais humildes. Pedro Guimarães explicou que todos os pagamentos serão realizados exclusivamente pelo “Caixa Tem”, o banco digital da Caixa, através de contas gratuitas. “Neste primeiro momento, também faremos atendimento pelas agências. Mas, o aplicativo estará pronto em duas semanas. Mais informações podem ser obtidas no 08007260207 ou no site www.caixa.gov.br/dpvat”, informou Guimarães.

Ele ressaltou ainda que o recebimento da indenização do seguro DPVAT pelo “Caixa Tem” será feito do mesmo modo de todos os demais benefícios pagos em 2020 através dessa opção, com crédito depositado diretamente na conta. O aplicativo terá uma aba exclusiva para o DPVAT.

A estimativa da Susep e da Caixa é a de que serão pagas aproximadamente 600 mil indenizações este ano.

Fonte: CQCS