Destaque

Preços devem subir em 2012

automóveis - 23/12/2011

Preparem os bolsos, pois o seguro de automóveis deve ficar mais caro logo no início de 2012. Os próprios seguradores já admitem que será inevitável ajustar os valores atuais, principalmente em razão do aumento dos custos da mão de obra e dos serviços nas oficinas mecânicas. Em alguns casos, essa variação chega perto de 20%, muito acima da inflação acumulada este ano e bem superior também ao crescimento da receita apurada com a comercialização do seguro de automóveis no exercício, que ficou abaixo dos 7%.

O percentual médio de reajuste deverá variar de estado para estado. Além disso, serão levados em conta dados referentes ao perfil do segurado e aos índices de sinistralidade de cada região ou mesmo bairro.

Há, no entanto, algumas seguradoras que já se adiantaram e em aumentando os preços dos seguros desde o começo deste último trimestre do ano. Nestes casos, o ajuste tem oscilado entre 8% e 10%.

Para os cariocas, a boa notícia é que o aumento de preços deve pesar menos no bolso do que em outras unidades da federação, inclusive São Paulo. “O Rio reduziu a sinistralidade. Se houver aumento, aqui será menos intenso”, afirma o diretor da Federação Nacional de Seguros Gerais (Fenseg), Neival Rodrigues Freitas.

Dados da Fenseg indicam que, de janeiro a outubro, São Paulo foi a cidade com o maior índice de roubos e furtos de veículos, com um total de 82.885 registros. O Rio de Janeiro ficou em segundo lugar, mas bem distante, com 14.224 ocorrências.

Salvador apareceu em terceiro com (8.662 carros roubados ou furtados no período), seguido por Campinas (7.732), Brasília (7.255), Curitiba (7.101), Porto Alegre (7.066), Belo Horizonte (6.393), Goiânia (5.310) e São Bernardo do Campo (5.283).

A estatística demonstra que o Gol continua sendo o veículo mais visado pelos ladrões. Até outubro foram roubados ou furtados 35.636 veículos dessa marca. Curiosamente, uma motocicleta, a Honda CG Titan 125, aparece em Segundo lugar, com 19.223. Logo depois, ficaram dois veículos da Fiat,. A Uno e o Palio.

A frota segurada no Brasil gira em torno de 11 milhões de veículos.

Fonte: seguros.inf.br