Destaque

Seguro mira na geração Y e na nova classe C

evento - 02/03/2012

Ampliar a oferta de informação, interatividade e autosserviço nas seguradoras para atender a uma nova geração de consumidores – a chamada geração Y –, cada vez mais familiarizada com as novas tecnologias e o ambiente web. Desenvolver novos canais de comunicação e criar produtos de seguro com valor adequado ao bolso da nova classe C brasileira.

Esses dois grandes desafios do mercado segurador brasileiro estarão em debate no Insurance Service Meeting 2012, evento que será promovido pela CNseg (Confederação Nacional das Seguradoras), nos dias 16 e 17 de março, em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro.

Em sua 6ª edição, o evento vai reunir cerca de 300 profissionais e especialistas dos setores de seguro e tecnologia da informação. O objetivo é estimular o mercado segurador brasileiro a investir em soluções de tecnologia eficazes para o aprimoramento das operações de seguro e do diálogo das seguradoras com os consumidores, especialmente os da geração Y e da nova classe C.

“Para se relacionar com esses consumidores, as seguradoras devem estar presentes obrigatoriamente nos meios eletrônicos. Muitas companhias já oferecem alguns serviços via internet, mas é preciso ampliar este leque e torná-los acessíveis via celular, SMS e redes sociais”, diz o superintendente de Regulação da CNseg, Alexandre Leal.

O aumento da renda e a facilidade de acesso às novas tecnologias formam um cenário propício para que novos consumidores contratem seguros para seus bens de valor. “O mercado segurador precisa estar atento a essa nova demanda, a fim de facilitar os processos de contratação das apólices e fidelizar o cliente. A tecnologia é essencial para aperfeiçoar a comunicação entre o segurado e o segurador”, afirma Leal.

O desenvolvimento do microsseguro no Brasil – sua regulamentação é discutida no âmbito da Susep (Superintendência de Seguros Privados) –, por exemplo, é uma das alternativas que permitirá às seguradoras ampliar a oferta de produtos de seguro voltados para as famílias de baixa renda. Um estudo encomendado pela CNseg – realizado pelo Cenfri (Centro para Regulação e Inclusão Financeira) e divulgado em 2011 – aponta que o mercado-alvo de microsseguros no Brasil é de aproximadamente 128 milhões de pessoas.

O Insurance Service Meeting 2012 contará com a participação de lideranças do mercado brasileiro de seguros, como o presidente da FenSeg (Federação Nacional de Seguros Gerais), Jayme Garfinkel; e o presidente da FenaSaúde (Federação Nacional de Saúde Suplementar), Márcio Coriolano.

SERVIÇO:

Insurance Service Meeting 2012 - Classe e Geração – Como lidar e atender a diversidade do público?

Data: 16 a 17 de março de 2012

Horário: das 12h30 às 22h30 (dia 16); das 9h às 22h (dia 17)

Local: Club Med Rio das Pedras

Endereço: Rodovia Rio-Santos, Km 441,5 – Angra dos Reis (RJ)

Informações: www.insurancemeeting.org.br.

Fonte: Grupo Informe de Comunicação Integrada