Notícias

Mulheres não avançam na atividade da corretagem

corretores - 29/06/2011

O número de mulheres trabalhando como corretoras de seguros manteve-se estacionado nos últimos anos, contrariando aqueles que achavam que elas ocupariam espaço ascendente nesse mercado. Segundo dados da Fenacor, estão em plena atividade, hoje, 15.141 profissionais do sexo feminino no exercício da distribuição de seguros, o que representa algo em torno de 34% do total de corretores existentes no país. Este é praticamente o mesmo percentual verificado há cinco anos.

Outro dado apontado pelo bando de dados da federação é que, do total de mulheres em atividade, há um equilíbrio entre aquelas que operam em todos os ramos (50,8%) e nos segmentos de vida e previdência complementar (49,2%). Já entre os homens, a diferença é bem maior: apenas 23,8% atuam somente nos ramos vida e previdência complementar, enquanto 76,2% estão aptos a operar em todos os ramos de seguros.

Além disso, são raros os estados onde é maior o contingente de mulheres entre os corretores. Do total de 27 unidades da federação, em apenas quatro (Amazonas, Amapá, Maranhão e Tocantins) há mais profissionais do sexo feminino do que masculino.

Em meados da década passada, muitos especialistas acreditavam que em poucos anos, haveria mais mulheres do que homens trabalhando como corretores de seguros.

Fonte: Seguros dia-a-dia