Notícias
Gastos com vítimas no Dpvat
trânsito - 29/06/2011
Mais de 60% das indenizações pagas, de janeiro a março de 2011, pelo seguro Dpvat foram relativas a casos de invalidez e o Centro-Oeste responde por 8% da demanda. “Quando ocorre um acidente com vítima, a Previdência social gasta mais de 70% do valor do benefício com um único contribuinte porque aquela pessoa ficará sem trabalhar e não produzirá renda. Quando o evento envolve morte, os custos são maiores, pois a renda do falecido é transferido para a família, tais como esposa e filhos. Esse pagamento pode durar anos”, explica o pesquisador do Ipea, Carlos Henrique Carvalho, sobre os gastos da Previdência. ]
A reportagem do Jornal de Brasília procurou a Secretaria de Saúde para saber sobre os gastos com vítimas de trânsito, mas o órgão alegou não ter levantamento específico.
Para Artur Morais, especialista em trânsito, o mais importante é avaliar a circunstância de cada acidente. “O INSS tem de avaliar em todo o conjunto do transporte terrestre. Na minha opinião ajuizar ação contra o motorista é errado, assim o Governo Federal estará criando categorias de cidadãos”, diz.
Fonte: Jornal de Brasília