Notícias

Plano médico é prioridade número 1 do brasileiro

consumidor - 15/07/2011

O estudo internacional da MetLife ‘Tendências de Benefícios para Funcionários 2011’, que pela primeira vez incluiu o Brasil, indica que o trabalhador brasileiro tem alto nível de confiança, o mais elevado da América Latina. A pesquisa, realizada com 500 empregados e 250 empregadores, mostra que 70% dos funcionários acreditam que a sua situação financeira vai melhorar nos próximos seis meses.

Apesar do otimismo, o estudo aponta inquietações financeiras. O índice de endividamento ainda é alto e persiste a preocupação em não conseguir pagar as contas. Os brasileiros são os que mais temem o impacto da morte ou doença sobre a segurança financeira da família (71% – ‘extremamente preocupados’). Logo na sequência, 68% dos pesquisados temem que a estabilidade econômica seja afetada por gastos médicos não cobertos pelo plano de saúde. Apesar desta preocupação, menos da metade dos entrevistados tomaram alguma medida para assegurar suas necessidades, como a contratação de seguro de vida.

Em relação aos benefícios solicitados pelos trabalhadores brasileiros, o mais pedido é o convênio médico, com 90%. Em seguida, aparece seguro de vida, planos odontológicos e check-up. A pesquisa detecta que 75% dos trabalhadores estão ‘extremamente preocupados’ em conseguir pagar os gastos do convênio médico com o dinheiro da aposentadoria. Eles (69%) também temem não conseguir se sustentar com o salário da aposentadoria.

Outro dado importante é que os trabalhadores pretendem se aposentar aos 56 anos, apesar da longevidade ter aumentado no país. Mesmo assim, apenas um em cada quatro trabalhadores possui um plano de previdência privada.

Fonte: seguros.inf.br