Notícias

Maioria das empresas não adota gestão de risco

pesquisa - 27/07/2011

Junto a 67 empresas de diversos setores, pesquisa da KPMG aponta que apenas 44% delas implantaram gestão de risco. Mesmo assim, entre elas, 47% responderam que ainda há espaço para muitas melhorias, quando indagadas sobre a eficácia de seus controles internos

Apesar desse cenário, os executivos reconhecem que esta área é estratégica para a empresa. De acordo com o levantamento, o item “cultura forte e sensibilização de riscos em toda a organização” foi considerado por mais de 20% dos entrevistados um dos pontos mais importantes para o sucesso do gerenciamento de riscos. O segundo tema mais votado pelos executivos foi o “apoio da alta administração”, com 17%. “Ter o patrocínio da diretoria e da presidência para projetos voltados para a gestão de riscos é fundamental para o sucesso da atividade. Sem esse apoio, muitos desses programas acabam perdendo a efetividade ou simplesmente nem saem do papel”, diz o sócio de Risk & Compliance da KPMG no Brasil, André Coutinho.

Outro ponto interessante é que as empresas ainda demonstram forte carência por instrumentos de mensuração desses riscos. Este ponto é possível observar tendo em vista que 34% dos executivos afirmaram que seus indicadores são pouco efetivos. “É muito importante as empresas darem atenção nesse caso, pois indicadores eficazes podem proporcionar informações relevantes para a tomada de decisão dessa organizações”, comenta o gerente de Risk & Compliance da KPMG no Brasil, Guilherme Dultra.

Fonte: seguros.inf.br