Notícias
Queda de preços no seguro de automóvel gera polêmica
Automóveis - 14/02/2011
Na reunião-almoço do Clube dos Corretores de Seguros do Rio de Janeiro (CCS-RJ), quinta-feira última, a queda de preços do seguro de automóvel no estado foi o tema predominante, com foco nas pesquisas que apontam nessa direção. Entre as quais estão a do IBGE, no cálculo do IPCA, a da Bradesco e a do sindicato das seguradoras (Sindseg-RJ), divulgadas pela imprensa ultimamente.
Para a maioria dos corretores presentes ao encontro, os dados devem ser melhor analisados e podem até criar falsa expectativa junto ao consumidor. Houve ainda críticas à metodologia utilizada, como a feita pelo professor da Funenseg, Gustavo Mello.
O presidente da Associação dos Corretores de Seguros da Baixada Fluminense, Roberto Cabral, mostrou dados obtidos em seis grandes seguradoras que atuam na região e das autoridades de segurança. Os dados coletados, relativos a 2010, apontam o emplacamento de 640 mil carros novos no Estado do Rio de Janeiro, mas só 20 mil fizeram seguro. Ele atribuiu o quadro minguado ao alto preço do seguro, o que contraria os resultados das pesquisas referidas acima.
Houve consenso entre os participantes de que o Clube dos Corretores pode contribuir com as análises, avaliando o método utilizado para garantir a confiabilidade das informações. Presidente da entidade, Amilcar Vianna, sugeriu convidar os responsáveis pela elaboração dos estudos para a próxima reunião-almoço, em 24 de fevereiro. “Através da exposição dos especialistas, poderemos aprofundar os dados da pesquisa e melhor compreendê-los e analisá-los”, concluiu Vianna.
Fonte: Seguros dia-a-dia