Notícias

Possível greve no IRB

irbiários - 12/08/2011

A negociação salarial entre funcionários e a direção do IRB Brasil Re, iniciada em março, segue sem definição. Segundo Sintres, sindicato que representa os irbiários, caso o governo federal e os funcionários da estatal não cheguem a um acordo quanto ao reajuste de salários há risco da categoria entrar em greve. A categoria pleiteia reajuste de 7,08%, baseada no IPCA, mais uma recuperação salarial de 1,11% do acordo coletivo passado. O governo que chegou a oferecer, inicialmente, reajuste de 6,01% (IPCA do período) voltou atrás e apresentou reajuste de apenas 4%.

A última proposta foi considerada insuficiente e rejeitada em assembléia, por unanimidade, pelos funcionários do IRB. “É inaceitável o Governo oferecer índice inferior ao IPCA do período março/2010 a fevereiro/2011, a uma categoria cuja empresa gera lucros e distribui dividendos aos acionistas há mais de 70 anos”, afirma o presidente do Sintres, Francisco Carvalho.

Para ele, a paralisação dos trabalhos do IRB pode significar elevado prejuízo, além de grave transtorno às atividades econômicas do país, que quase em todos os setores necessitam de cobertura de seguro e, consequentemente, resseguro para iniciar as suas operações.

Fonte: seguros.inf.br