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Como reduzir o preço do seguro

vendas - 19/08/2011

”Ampliar a massa de venda é uma alternativa para tornar o seguro mais acessível ás classes emergentes”, a afirmação é do especialista em atuária, Fabio Carbonari. Segundo ele, que é também professor da Escola Nacional de Seguros e consultor de seguros, obter o maior número de segurados pode ser a saída para reduzir o valor do prêmio.

O debate envolvendo o valor do seguro, de auto mais especificamente, ganhou fôlego nos últimos anos com o aquecimento da economia e a elevação do poder de compra das classes C e D, bem como o surgimento dos seguros piratas que vem prejudicando o mercado como um todo.

De acordo com Carbonari, abrir canais para outros segurados entrarem no mercado a exemplo de cidades interioranas iria pulverizar o risco. “É necessário abrir novas oportunidades de mercado nos locais onde normalmente o volume de venda é menor e a taxa de sinistralidade também é menor”, sustenta.

“O que o mercado tem feito ultimamente é brigar em locais já explorados, tem que abranger a área de atuação”, destaca.

A utilização do CEP para agravar o valor do prêmio também entrou na pauta de discussões dos corretores. Carbonari explica que a prática acaba penalizando os segurados que moram em locais com alto índice de sinistro e beneficiando outros que por conseqüência moram em locais com baixa sinistralidade.

O professor ressalta que o princípio do seguro é mutualisar o risco e isso requer equalizar as situações na qual se tem altas e baixas probabilidades para manter um preço acessível à todas as pessoas.

O professor adverte sobre a necessidade de criar no segurado a visão do risco e citou como exemplo de sucesso a campanha comercial de uma seguradora que destacou a possibilidade do sinistro.

"O que falta no nosso trabalho é olhar um pouco mais o cliente, ao invés de está olhando pro corretor e as vias de comercialização dos bancos”, afirma Carbonari, e acrescenta que “a finalidade do seguro é atingir a cobertura do risco do segurado”..

Fonte: cqcs