Notícias

Fenacor e Sincor-SP se unem para promover o uso de certificação digital

corretores - 31/08/2011

O setor de seguros, ansioso pela desburocratização e economia de processos, tem clara a importância da tecnologia de certificação digital como segurança e validade jurídica para os documentos transacionados eletronicamente. E este desbravamento está nas mãos dos corretores de seguros.

Eles possuem três Autoridades Certificadoras, autorizadas e credenciadas pelo ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação). As duas primeiras são vinculadas ao Sindicato de Corretores de Seguros do Estado de São Paulo (Sincor-SP): a AC Sincor, que emite certificados digitais específicos para a categoria, contendo no documento o registro do corretor de seguros; e a AC Sincor RFB, que emite certificados digitais da Receita Federal para qualquer público. A terceira, AC Fenacor, foi criada pela Federação Nacional dos Corretores de Seguros para contemplar os demais sindicatos, munindo de documentos eletrônicos a categoria em todo o País.

Em comum, as entidades buscam contribuir com o desenvolvimento de aplicações, ampliação de rede de distribuição e popularização do uso de certificados digitais, não somente no mercado de seguros como também em todos os segmentos da sociedade.

A partir de agora, estão unidas, formando a crescente Rede ICP Seguros, com corretores de todo o País atendendo na emissão de certificados digitais ICP (Infraestrutura de Chaves Públicas), transmitindo a mesma confiança com que atendem seus clientes em seguros. A operação será conduzida politicamente por Mário Sérgio de Almeida Santos, presidente do Sincor-SP e um dos primeiros incentivadores da certificação digital no setor, e gerida por Manuel Matos, especialista na tecnologia e homenageado no evento de 10 anos da ICP-Brasil (semana passada no Palácio do Planalto) como uma das personalidades que contribuíram para a consolidação dessa infraestrutura.

“Quando optamos por criar nossa própria Autoridade Certificadora, em 2005, queríamos contribuir para que o corretor de seguros aumentasse sua respeitabilidade profissional, seus negócios, e fosse um dos maiores disseminadores da certificação digital no Brasil, ao se tornar uma Autoridade de Registro (AR) responsável pelo atendimento dos clientes”, explica Mário Sérgio. “Hoje somos uma das maiores AC’s do Brasil – são mais 50 AR’s, na fase piloto, com o dobro de postos de atendimento. Essa experiência fez com que a Fenacor nos confiasse sua AC e AR’s para que, juntos, cheguemos à meta de 2 mil pontos de atendimento em todo o Brasil”.

Manuel Matos afirma que a Rede ICP Seguros está apenas no início de sua expansão: “Queremos continuar implantando unidades estrategicamente localizadas, a fim de atender o maior número de pessoas e empresas, com facilidade e conforto”.

As Autoridades Certificadoras atuarão de forma complementar: a AC Fenacor fornecendo certificados digitais aos corretores de seguros e seguradores; a AC Sincor e AC Sincor RFB credenciando corretores como AR’s para levar certificados para os consumidores. As corretoras de seguros que atuarem como Autoridade de Registro das três Autoridades Certificadoras integrarão a Rede ICP Seguros. “Quando tivermos seguradoras, corretores e consumidores utilizando certificados digitais, teremos completo o ciclo para a comercialização de seguros on-line, conforme determina a legislação vigente”, conclui Matos.

Fonte: Sincor-SP