Notícias

Lucio Marques é o novo vice-presidente da Associação de Moradores de Copacabana

cidade - 21/09/2011

O diretor da Previsul, Lucio Marques, foi eleito vice-presidente da Associação dos Moradores de Copacabana (AMACOPA). O mineiro de BH, que recebeu o título de cidadão carioca, em 2006, é morador do bairro há quase 30 anos. Para ele, o convite feito pela professora e atual presidente Myriam de Pinho Barbosa e a eleição da dupla, “são motivos de honra e alegria, pois além da paixão e carinho que nutre pelo bairro, Copacabana é considerada a porta de entrada internacional do Brasil. O bairro é referência em nosso País e no mundo inteiro. Suas belezas e sua linda praia já foram cantadas em prosa e verso e encantam os visitantes. Com os eventos internacionais que o Rio irá receber, Copacabana terá um destaque ainda maior”.

Junto com a líder comunitária Myriam de Pinho Barbosa, ele pretende levar adiante um projeto de melhorias das condições de infraestrutura do bairro, tais como: sinalização de trânsito, iluminação, recuperação de calçadas, etc. E, principalmente iniciar uma campanha para tornar o bairro e a praia de Copacabana os mais limpos do município. Pretende também estreitar o relacionamento com as autoridades municipais e estaduais para melhorar os serviços do bairro, bem como com as demais associações existentes no bairro para que a união de todos seja revertida em benefício da comunidade.

“O objetivo é dar suporte às ações da presidente Myriam de Pinho Barbosa que á vinha à frente da associação e estabeleceu um diálogo com a comunidade, associações de classe, principalmente a Associação Comercial de Copacabana. Além disso, pretendo buscar novos associados, principalmente os nossos colegas do seguro, residentes no bairro, que podem dar uma colaboração enorme no processo de revitalização de Copacabana”, afirmou Marques.

Um dos bairros mais populosos do município, Copacabana conquistou o mundo por suas belezas naturais com destaque para a sua praia belíssima de contorno incomparável. O bairro é referência mundial do turismo brasileiro. Hoje, segundo o médico geriátrico Dário Cezar de Vasconcellos, membro da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia e Clínica Médica, o Rio é a capital da Terceira Idade.

É a metrópole brasileira com a maior concentração de moradores com mais de 60 anos. E Copacabana, segundo o especialista, é o bairro carioca que mais abriga idosos. Por isso, foi escolhida pela Organização Mundial de Saúde como laboratório para um estudo que busca soluções para melhorar a qualidade de vida dos idosos nas grandes cidades. “Sabemos das dificuldades das calçadas, ambulantes, etc., mas Copacabana tem uma vocação nata para atrair a Terceira Idade”, afirma Vasconcellos.

Para os jovens, Copacabana reserva muitas atrações além da praia: parques, Museu do Forte de Copacabana, trilhas, Lagoa Rodrigo de Freitas, bares e casas noturnas tradicionais e modernas. Diversão, gastronomia, cinemas, teatro, tem diversão para todos os gostos.

“O desafio é enorme. Pretendemos desenvolver um trabalho dedicado e democrático, ouvindo os diversos segmentos populacionais e representativos deste bairro, que podemos dizer é uma síntese da cidade do Rio de Janeiro. Mãos à obra”, conclui Marques.

Fonte: VTN Comunicação