Notícias

Posse da nova diretoria da Susep

solenidade - 26/09/2011

Em cerimônia presidida pelo Secretário Executivo Adjunto do Ministério da Fazenda, Diogo Henrique de Oliveira, foram empossados, nesta quinta-feira (22 de setembro), os quatro diretores que integram o colegiado da Superintendência de Seguros Privados (Susep): Helena Mulim Venceslau (Administração); Carlos Roberto Amorelli (Fiscalização); Danilo Cláudio da Silva (Técnico); e Nelson Victor Le Cocq (Autorizações). Também tomou posse o novo Procurador-Geral da Susep, Bruno Perrut Ferreira.

Ao abrir a solenidade, o secretário manifestou a confiança do Ministério da Fazenda no trabalho a ser desenvolvido pela direção da Susep e enfatizou o perfil técnico dos novos diretores da autarquia.

Ele lembrou que o Brasil tem, hoje, um dos mercados de seguros mais dinâmicos do mundo e que a intenção do governo é oferecer à Susep todas as condições para que a autarquia possa atuar como “um órgão de excelência técnica, de alto padrão”.

Diogo de Oliveira acrescentou que, para atingir esse objetivo, o Governo indicou para a diretoria da Susep pessoas que têm a capacidade para conduzir o órgão com “o mais elevado padrão ético e técnico possível”.

Ele acentuou ainda que o setor de seguros já representa mais de 3% do PIB nacional e ganhou relevância macroeconômica, impactando na economia do País. “A Susep tem o desafio e obrigação de fazer uma regulação moderna e dinamizadora do mercado”, observou.

Falando em nome dos diretores, Nelson Lec Cocq afirmou que o ânimo da nova diretoria é “grande e forte”. Ele assinalou que o mercado cresceu mais de 20% no primeiro semestre, superando a média já elevada dos últimos anos, em torno de 15%, “sempre bem acima do PIB”.

O diretor de Autorização da Susep destacou ainda que o mercado de seguros cada vez mais é visto como um forte suporte para investimentos e mitigação de riscos. “A Susep deve, agora, criar as condições para novas oportunidades no mercado”, acentuou.
Por fim, o superintendente da Susep, Luciano Portal Santanna, agradeceu aos servidores da autarquia e ao Ministério da Fazenda pelo apoio constante, seja na escolha da diretoria ou na gestão da autarquia.

Ele reafirmou que o foco de atuação da Susep está direcionado para o desenvolvimento de novos produtos e o combate ao mercado marginal. “Demos o primeiro e importante passo, com a decisão favorável do TRF (Tribunal Regional Federal), que suspendeu as atividades de uma associação”, comentou.

Luciano Portal Santanna anunciou ainda a assinatura, nesta quinta (22) de portaria da usep formando grupo de trabalho que visa a acelerar o processo de regulação do microsseguro. O grupo é integrado por representantes da Susep e das federações que representam o setor privado (Fenaprevi, Fenacap, Fenseg e FenaSaúde). “A Susep há anos se debruça sobre esse assunto. Chegou a hora de ação mais concreta”, frisou o superintendente da Susep, que fixou prazo de 15 dias (renováveis por mais 15) para a apresentação de minuta com as propostas do grupo.
Luciano Portal Santanna entende ser possível aprovar uma resolução para o microsseguro no primeiro semestre de 2012.


Fonte: Susep