Notícias

Previdência privada atrai investidor em tempos de crise

investimento - 14/10/2011

Investir em previdência privada aberta pode ser uma boa opção para os brasileiros neste momento em que a economia mundial enfrenta uma crise cujas proporções e prazo de duração ainda dividem opiniões entre os analistas. “O tempo é o principal aliado do investidor disciplinado e inteligente. O mundo não vai acabar e outras crises virão”, afirma o economista e consultor Keyton Pedreira, para quem o importante para os que planejam investir em fundos de previdência é lembrar que a renda variável é essencial para agregar valor.

Na visão dele, para conquistar a poupança pessoal é necessário que o investidor esteja exposto à renda variável, em especial para aqueles que ainda estão distantes do momento da aposentadoria. “Depois da crise, a valorização virá”, assegura Keyton Pedreira.

Para o consultor, é útil observar antigas lições que investidores experientes não esquecem, mas que outros analistas, um pouco mais afoitos e descuidados, teimam em esquecer. “Para ganhar com investimentos é preciso planejar com antecedência e permanecer em suas posições financeiras. E esta é a síntese da previdência privada. Um investimento de longo prazo, de décadas, no qual, ano após ano, o investidor constrói seu futuro”, acrescenta.

Ele observa ainda que dificilmente o cenário dos últimos anos se repetirá tal e qual ocorreu e que, diante das atuais perdas é preciso ter calma, pois o panorama tende a melhorar.

O consultor destaca também que a previdência privada é uma das alternativas mais atrativas para quem pode se planejar de forma adequada visando a acumular recursos. Isso porque, além de todos os benefícios fiscais oferecidos, a disciplina que é imposta ao titular de um plano de previdência é a chave para que suas economias possam chegar intactas e acrescidas da rentabilidade ao final do período de contribuições, e assim, serem transformadas em uma complementação de aposentadoria.

Além disso, ele acentua que as características técnicas dos fundos de previdência reforçam suas boas qualidades para investimento em momentos de turbulência. “Com a normatização e fiscalização rígida e prudencial exercida pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), se por um lado reduz lucros pelo conservadorismo, por outro traz segurança para o setor em momentos como este”, conclui.

Fonte: seguros.inf.br