Notícias

Sistema da Cetip agiliza indenização no ramo de veículo

serviço - 25/10/2011

CNSeg e Cetip, depositária de títulos privados de renda fixa, criaram, em parceria, a plataforma eletrônica Silag – Sistema de Liquidação Automática de Gravames, cujo propósito é autorizar e proporcionar mais agilidade e segurança aos processos de pagamento de indenização de perda total de veículos financiados. A proposta é reduzir à metade o tempo de indenização ao cliente.

A novidade integra processo de baixa eletrônica do gravame (registro da restrição financeira de um veículo) com a operação de liquidação financeira eletrônica. Diretor-executivo da Unidade de Financiamentos e de Novos Negócios da Cetip, Roberto Dagnoni conta que com a baixa do gravame diretamente vinculada à liquidação financeira, seguradoras e instituições financeiras podem voltar suas atenções para a atividade mais importante: o atendimento ao cliente.

“O Silag possibilita que os processos de indenização integral ganhem um padrão de comunicação informatizado em que o pagamento efetivo é mais rápido e dinâmico, tornando mais simples a comunicação entre seguradoras e instituições financeiras”, diz. Ele explica que a verificação do saldo devedor na instituição financeira é feita de forma rápida e simplificada. “A instituição financeira informa o valor do saldo devedor e, assim, a seguradora analisa e aprova as condições de quitação com o segurado”, comenta.

Atualmente, bancos e seguradoras possuem processos distintos, que muitas vezes combinam sistemas manuais e eletrônicos e acabam criando redundâncias e tornando a operação mais morosa.

Dados da CNSeg apontam que mais da metade das indenizações integrais são de veículos financiados. “É uma demanda antiga. O grande ganhador é o consumidor pela velocidade, conforto e segurança. Sem nada pagar por isto, ele será mais atendido como segurado e cliente financeiro”, destaca o superintendente-geral da Central de Serviços e Proteção ao Seguro da CNSeg, Julio Avellar.

Fonte: seguros.inf.br