Notícias

Tarifas na área de energia estão indefinidas, diz a Marsh

preço - 24/11/2011

Os grandes consumidores de seguros da área de energia podem ser surpreendidos com preços mais elevados a partir do começo do ano que vem, em algumas modalidades de coberturas, como a de responsabilidade civil, segundo aponta o estudo ‘Energy Market Monitor’, recém-concluído pela Marsh.
Presidente Global da Prática de Energia da corretora, Jim Pierce diz, contudo, que os sinais são “contraditórios”, pois alguns subscritores estão oferecendo condições favoráveis antes do final do ano, enquanto outros já planejam reduzir a sua capacidade em algumas linhas de negócios em 2012, ou já o fizeram este ano. “Entramos em um período onde é muito mais difícil interpretar o mercado de seguros de energia. Os fundamentos ainda apontam para um ambiente suave, mas a realidade do mercado é muito mais complexa”, comenta o executivo.

Nessa linha, o estudo observa que o mercado internacional ainda mantém favoráveis as condições de compra de seguros de energia neste último trimestre do ano, ao mesmo tempo, detecta que há uma contração na capacidade de seguros de responsabilidade civil para riscos de energia nos Estados Unidos, onde já houve um impacto negativo superior a US$ 200 milhões para os clientes. Mas, para a Marsh, o mercado internacional de responsabilidade onshore continua a desafiar as expectativas e permanece flutuante, com reduções de preços ainda possíveis.

A pesquisa da corretora chama a atenção para outro fato: a divisão crescente de posicionamento entre seguradoras e resseguradoras, com estas últimas adotando abordagem mais dura devido às perdas com catástrofes naturais.

Fonte: seguros.inf