Notícias

Crescimento dos países emergentes atrai players globais

mercado - 22/12/2011

A atividade de seguros nos mercados emergentes tem experimentado forte expansão na última década e as perspectivas para a próxima década continuam promissoras, segundo avalia o mais recente estudo Sigma da Swiss Re. No entanto, dada a persistente baixa das taxas de juros, pelo menos em futuro próximo, alcançar crescimento rentável se tornará cada vez mais desafiador em mercados emergentes.

O estudo da Swiss Re centra-se em duas das regiões que mais contribuíram para o crescimento dos prêmios nos mercados emergentes: Ásia e América Latina. Baseando-se em dez anos de desenvolvimento rápido, o estudo explora os motores desse crescimento, da rentabilidade e fornece uma visão nessas duas regiões.

Os prêmios de seguros em mercados emergentes têm se expandido vigorosamente em 11% ao ano em termos reais na última década, segundo o estudo, que aponta comparativamente o incremento de apenas 1,3% nas economias industrializadas. A boa performance dos mercados emergentes deverá continuar na próxima década e está atraindo a atenção das seguradoras globais.

Embora as seguradoras em mercados emergentes tenham experimentado expansão estelar dos prêmios, o estudo indica que alcançar o crescimento lucrativo está longe de ser a norma. Por exemplo, das cerca de 174 seguradoras de vida de uma amostra de mercados emergentes asiáticos e latino-americanos, 46% delas não apresentaram lucros consistentes entre 2006 e 2009, e apenas 20% registraram margens de lucratividade (lucro líquido dividido por prêmios diretos) superior a 10%.

Em mercados de seguros não-vida, 49% de todas as seguradoras tiveram margens de subscrição negativas (underwriting dividido por prêmios diretos) e em cerca de 36% a margem ficou na faixa de 0% a 10%.

Fonte: seguros.inf.br