Notícias

Riscos declináveis: solução pode ser a contratação de seguros no exterior?

mercado - 17/01/2012

A questão dos riscos declináveis continua polarizando a atenção do setor. Para debater o problema, o Clube dos Corretores de Seguros do Rio de Janeiro está organizando evento que deve acontecer em março.

O presidente do Clube, Amílcar Viana, afirma que é preciso fazer algo com urgência. “Parece que o nosso mercado está tão rico que se dá ao luxo de rejeitar certos riscos”, enfatiza.

Uma das alternativas pode ser a contratação de seguros no exterior para coberturas de segmentos como indústria têxtil, madeireiras, armazéns, supermercados, fábricas de colchões e estaleiros, entre outros.

Para tanto, seria preciso convencer os órgãos reguladores, particularmente a Susep, da necessidade de tal medida, o que todos admitem ser muito difícil. “Vou convidar o superintendente da Susep para participar do nosso encontro”, adianta Amílcar.

O consultor Gustavo Mello, da Correcta Corretora de Seguros, concorda que o problema tem se agravado e, a cada dia que passa, aumenta a lista de segmentos com riscos declináveis.

“Não será surpresa para mim se algumas empresas formarem um ou mais pools para viabilizar o próprio seguro, principalmente naqueles setores cujos riscos continuam sendo rejeitados pelas seguradoras”, reforça Gustavo.

Fonte: cqcs