Notícias
Seguros aumentam para mulheres na Europa
internacional - 24/01/2012
Quem dirige pior (ou melhor): As mulheres ou os homens? Tempo de CNH é parâmetro para habilidade e responsabilidade ao volante? E a idade? O jornal Daily Mail publicou que a Corte de Justiça Européia decidiu contra as seguradoras por aumentarem o preço das apólices de seguro quando se trata de jovens motoristas homens, mas aumentou a carga quando as motoristas forem jovens mulheres.
De acordo com o juiz do caso, não é certo a disparidade na cobrança entre homens e mulheres ao volante. Ele aceitou a denúncia de um grupo de consumidores belga e citando a Carta dos Direitos Humanos, incluída no tratado da União Européia, o juiz lembrou que deve-se promover a igualdade em todas as atividades entre homens e mulheres para eliminar as desigualdades".
Por isso, mulheres abaixo de 25 anos deixam de ser um grupo de menor risco de acidente, enquanto os homens saem dele. Assim, a partir de dezembro de 2012, na renovação ou contratação do seguro, mulheres abaixo de 25 anos poderão pagar até 24% a mais no valor total do seguro, enquanto os jovens motoristas homens terão uma retração no valor de pelo menos 9%.
Obviamente a decisão causou polêmica. Adrian Webb, porta-voz da empresa Sheila Wheels, especializada em seguro para mulheres disse: "Jovens do sexo masculino são 25 vezes mais culpados por direção perigosa no Reino Unido a cada ano do que mulheres da mesma idade".
"Uma consequência indireta da sentença é que jovens [homens] que gostam de correr vão entender que estão aptos a segurar carros mais potentes, o que poderia concluir em mais acidentes através de suas mãos", concluiu.
No Brasil a "lei" que vale é a mesma: Motoristas mais jovens são punidos com preços maiores na hora de segurar seu veículo, uma vez que eles são mais irresponsáveis ou ao menos, tem um ímpeto maior que os mais velhos, com adicional se for homem. E então caro leitor, é justo que todo jovem do sexo masculino seja taxado como um "rachador", um "moleque de pega" e que toda garota recém-habilitada seja considerada uma motorista "segura"?
Fonte: Carmagazine

