Notícias

Consumidor com restrição de crédito deve ser aceito?

mercado - 24/01/2012

"Quem resolveu os problemas junto ao Serasa não sofre restrições, mas existem muitos consumidores que, apesar de dívidas pequenas, são excluídos do mercado", afirma o corretor Celio Sanz, da Prodesc Corretora, do Rio de Janeiro/RJ, sobre a aceitação dos segurados com pendências no Serasa e no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC)

Sanz reforça que hoje essa situação é também um dos grandes inibidores à massificação do Seguro de Automóvel. "Nestes casos, a indenização poderia ser limitada a 80/90% da Fipe ou estabelecida por uma participação percentual obrigatória", explica.

Ou seja, a perda total, "no caso do cliente malicioso, deixaria de ser interessante, pois além de não receber o valor cheio da Fipe, ainda deveria quitar o prêmio de seguro, tornando a fraude um risco sem lucro", enfatiza.

Menor sinistralidade

Sanz aponta ainda que, além de mudanças no desenho dos produtos e clausulado, a busca por menor sinistralidade requer o uso da tecnologia. "O rastreador seria outro fator de inibição de roubos e furtos. E, se for incluso nas condições especiais da apólice que o aparelho não pode ser desligado, teremos melhor controle das ocorrências. Com essa medida e outras mais, podemos contar com uma carteira mais saudável e uma massa maior de segurados".

Para completar, o corretor aborda aspectos relacionados com simplificação dos processos. "A liquidação de sinistro de Automóvel é muito mais frequente e dá mais trabalho quando há colisão. A idéia é oferecer a alternativa de cobertura apenas para roubo e furto, com menor preço, para garantir seu patrimônio, incluindo no pacote somente assistência 24 horas e Responsabilidade Civil", conclui.

Fonte: cqcs