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SulAmérica integra dados de negócios para maximizar vendas

tecnologia - 25/01/2012

A SulAmérica está conseguindo melhorar os seus indicadores de vendas e produtividade no ramo de Seguro de Automóveis através da exploração adequada das informações de negócio que circulam em seu sistema de TI. A empresa está também otimizando o relacionamento com os milhares de corretores que, em todo o território nacional, são os responsáveis pelo sucesso nas vendas de seus produtos e serviços.

Com apoio de um ambiente de exploração de dados desenvolvido pela consultoria MD2, os gestores de negócio da seguradora passaram a ter acesso a diversos tipos de relatórios estratégicos, que permitem mapear e identificar tendências e oportunidades para a melhoria das vendas e para a ampliação das margens de produtividade financeira.

Com quase 20 mil corretores autônomos espalhados por todo o Território, a Sul America necessita processar diariamente algumas milhares de propostas de aquisição de apólices, enviados por este contingente, e confrontar estas informações com os demais dados utilizados para a formação de preço dos seguros e definição do prêmio aos vendedores. Para unificar o processamento de dados provenientes das várias origens da empresa, a MD2 implementou na SulAmerica a plataforma IBM DataStage, que unifica e padroniza a utilização desses dados.

Além de conquistar total automação para o processamento das informações e para a apresentação de cenários de negócios em apoio à decisão dos gestores, esta estrutura de processamento vem permitindo melhorar o relacionamento da SulAmerica com os corretores de seguros . A melhoria se dá através de premiações muito mais rápidas e da oferta de ferramentas web para que os corretores possam acompanhar seu próprio desempenho de vendas no sistema de TI da empresa.

De acordo com Alexandre Wagner, Gerente de Desenvolvimento da SulAmerica, uma das conquistas recentes promovidas pelo DataStage está na maximização do tempo de resposta para pagamento de prêmios a esta rede de corretores. “Pelo modelo anterior, nosso processo de premiação se dava em um prazo de seis meses e, por questão estratégica, resolvemos substituir este prazo para pagamentos mensais. Por sua vez, o processamento das informações de vendas, que exigia 15 dias de trabalho, hoje pode ser realizado em 5 dias, o que garante muito mais rapidez e flexibilidade para os gestores”, afirma o gerente.

“Além da análise automática e completa do desempenho nas vendas, produtividade e tendências, os relatórios fornecidos pelo sistema ajudam também a identificar aquelas regiões onde poderíamos estar mais presentes e quais os produtos do portfólio são mais adequados para a área em questão.

Para o Consultor de Negócios da MD2 Consultoria, Laurier Soares, a aplicação do DataStage na SulAmérica é um exemplo claro das vantagens de se alinhar os dados de negócio e saber empregá-los de forma objetiva para ampliar os níveis de assertividade em relação aos públicos interno e externo. “Entender a base de dados como interações de negócio representa um salto estratégico na exploração dos recursos de TI”, afirma Laurier.

Já para Amanda Martins, também da MD2, a solução adotada pela SulAmerica mostra como é possível a uma empresa caminhar em direção ao emprego de tecnologias como Business Intelligence e Business Analytics de forma descomplicada e sem se abrir mão da estrutura legada de software e de bases de dados. “Com um projeto bastante focado e de rápida consumação, a SulAmerica mostra que é possível sair da plano teórico e explorar na prática as tecnologias de inteligência de negócio”, comenta Amanda.

Com 116 anos de atuação no mercado de seguros de diversas especialidades, o Grupo SulAmérica, sediado no Rio de Janeiro, conta com cerca de 80 filiais distribuídas nas principais cidades brasileiras que dividem o atendimento aos mais de 6 milhões de clientes que compõem a sua carteira de produtos.

Fonte: SulAmérica