Notícias
Estudo mostra tendências da indústria automobilística
pesquisa - 25/01/2012
O consultor Francisco Galiza recomenda o estudo realizado pela KPMG (“Global Automotive Executive Survey 2012”, que é o resultado de pesquisa com 200 altos executivos, ligados, de alguma forma, à indústria automobilística mundial. "Esse estudo é interessante, levantando questões importantes sobre esse segmento", revela o consultor.
O estudo pode ser acessado através do link: http://www.kpmg.com/Global/en/IssuesAndInsights/ArticlesPublications/global-automotive-survey-2012/Pages/default.aspx
Galiza lista algumas conclusões do trabalho:
· Até 2025, crescimento de carros elétricos é uma grande tendência, mas o caminho ainda é longo. Aproximadamente 2/3 dos executivos acreditam que esse tipo de carro não excederá 15% das vendas nos próximos 15 anos.
· O mundo está mudando de proprietários de carros para o de compartilhamento de carros. Uma frase ilustrativa da situação, citada no estudo: “The world is moving from car ownership to car usership.”
· Segundo a pesquisa, 42% dos executivos brasileiros desse setor acreditam que mais do que 25% dos brasileiros usarão veículos compartilhados até 2025. É um número impressionante.
· As semelhanças dos veículos existentes nos países emergentes e nos países mais desenvolvidos são cada vez maiores. Até 2025, 75% dos entrevistados acreditam que os veículos serão os mesmos. Outra tendência é que o veículo deverá ser visto, cada vez mais, como um canal de comunicação. O estudo também projeta quais serão as maiores montadoras até 2016.
Ainda de acordo com o estudo, no caso dos países emergentes, a tendência é que o ritmo de crescimento seja mantido.
No Brasil, especificamente, a estimativa é que estes dois números fiquem próximos a 5 milhões de unidades por ano (contra uns 3,5 milhões em 2011). "Ou seja, teríamos um aumento real de aproximadamente 40% em 5 anos. Nessa situação, o Brasil seria o terceiro maior mercado, atrás de China e Estados Unidos", observa o consultor.
Fonte: seguros.inf.br

