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Corretor sugere o fim de vistoria prévia em situações mais simples

relacionamento - 31/01/2012

Corretores do Rio de Janeiro estão sugerindo o fim das vistorias prévias para situações mais simples, tais como o pagamento de carnês em atraso (desde que dentro do prazo de cobertura técnica); a mudança simples de perfil do condutor; e a colocação de kit gás ou de blindagem no veículo. Além disso, propõem que as seguradoras se responsabilizem de maneira categórica e de forma oficial pela qualidade.

Essas propostas estão na “Carta de Petrópolis”, que reúne as conclusões do I Serra Debate, realizado pelo Sincor-RJ, no final do ano passado.

No documento, que foi elaborado com base nas propostas discutidas por corretores de diferentes regiões do estado, nos grupos de trabalho formados naquela ocasião, é sugerido ainda que, quando o inspetor de vistoria prévia não comparecer no dia determinado para o serviço, a seguradora deverá garantir cobertura para o veículo segurado até que nova vistoria possa ser feita. Os corretores do Rio alegam que a responsabilidade pela empresa de vistoria prévia é exclusivamente das seguradoras, e que nem o corretor, nem o segurado podem ser penalizados por essas falhas.

Está sendo reivindicada também a livre escolha de oficinas para os segurados, principalmente no interior do estado, que tem características diferentes dos grandes centros.

A carta traz ainda uma solicitação para que constem nas apólices, de forma clara e indiscutível, as regras para a liberação dos carros reservas. Na avaliação dos corretores do Rio de Janeiro, essas regras deveriam ser padronizadas para todas as seguradoras.

Integrantes de outro grupo de trabalho reclamaram do fato de o corretor estar assumindo um volume cada vez maior de tarefas que deveriam estar a cargo das seguradoras. Nesse sentido, a Carta de Petrópolis sugere que seja aumentado o percentual de repasse de parte do custo de emissão de apólice aos corretores.

É proposto ainda que, caso o segurado concorde em receber a apólice digital, seja oferecido um desconto no custo final do seguro, que compense essa operação. O documento propõe que sejam obrigatória a existência de telefones 0800 ou qualquer novidade que não represente custo para os segurados e corretores.

Fonte: cqcs