Notícias
Como evitar os problemas enfrentados pelos pequenos corretores?
evento - 31/01/2012
Os problemas enfrentados pelos pequenos corretores foram o tema central de discussão em um grupo de trabalho no I Serra Debate, realizado pelo Sincor-RJ, no final do ano passado, em Petrópolis.
Entre os problemas apontados consta a pressão exercida sobre algumas seguradoras pelas corretoras maiores, que exigem o não cadastramento dos pequenos corretores. Isso tem causado muitos prejuízos para tais profissionais, que se vêem alijados da concorrência que deveria ser saudável entre eles.
Além disso, o pequeno corretor tem sido obrigado a se juntar às assessorias de seguros, para poderem continuar operando no mercado, vez que as seguradoras não aceitam mais seus cadastros individuais.
Houve ainda muitas críticas ao fato de as seguradoras exigirem produção mínima e baixa sinistralidade. Quando uma dessas metas não é atingida, os corretores são penalizados com redução de suas comissões e até mesmo com descredenciamento.
Os integrantes desse grupo de trabalho denunciaram ainda que algumas corretoras de porte maior operam com colaboradores, o quais, muitas vezes, além de não serem corretores, são completamente despreparados para a venda de seguros, acarretando problemas futuros para os segurados.
Diante disso, foram apresentadas as seguintes sugestões: para que o pequeno corretor possa crescer e participar de forma digna do mercado, as seguradoras precisam apoiá-lo e não discriminá-lo, como é feito, atualmente; a Escola Nacional de Seguros deve criar e/ou apoiar iniciativas para que o pequeno corretor volte às salas de aulas. Isso deve ser efetivado com maior divulgação, usando inclusive o Sincor-RJ como instrumento dessa operação; maior intervenção do Sincor-RJ na defesa dos interesses, desses pequenos corretores; na medida do possível, as seguradoras devem dar as mesmas condições comerciais para todos os corretores de uma mesma região, visando à concorrência leal e sadia dentre os profissionais.
Fonte: sincor-rj

