Notícias

Recusa de risco pode estimular criação de pools

alerta - 27/02/2012

“Temos que ter cuidado para as recusas de risco não estimular a criação de pools e seguradoras corporativas”. A afirmação é do professor da Escola Nacional de Seguros, corretor e especialista em gerenciamento de risco, Gustavo Mello.

Segundo ele, houve um aumento considerável nas restrições após a abertura do mercado de resseguro, de forma que os corretores no país inteiro estão encontrando dificuldades para colocar seguros, até mesmo de condomínios.

O epecialista explica que o problema não decorre apenas da atuação dos resseguradores, que naturalmente chegaram cautelosos ao mercado brasileiro. “As negativas resultam também da guerra de preços descabida nos últimos dez anos. Várias carteiras se tornaram inviáveis e isso tem um pouco de culpa do mercado local”, destaca.

De acordo com Gustavo, apesar do equilíbrio do mercado de resseguros, em que a maior aceitação tem se tornado uma tendência, a demanda reprimida do mercado precisa de ofertas o mais rápido possível.

“Temos que encontrar uma solução rápida no mercado de seguros”, diz Gustavo, ressaltando as experiências do mercado internacional. “A criação de pools nasceram da recusa de riscos, como no exemplo da formação dos Clubes de P&I. Ninguém queria fazer seguro de RC de Navios, daí as grandes empresas se juntaram e encontraram essa solução”.

Fonte: SeguroGarantia.net