Notícias
Seguradoras investem em ferramentas on-line
serviços - 22/03/2012
As empresas do mercado de seguros têm investido, cada vez mais, em novas tecnologias para facilitar a vida de seus clientes. A Icatu Seguros acaba de lançar o “Guia do Imposto de Renda 2011”, um site com informações sobre como declarar produtos de previdência complementar e capitalização. O portal disponibiliza todo o passo a passo para a declaração por produto, com imagens do programa da Receita Federal, e também contempla as dúvidas mais frequentes dos contribuintes.
Pesquisas realizadas nos anos anteriores mostraram que 61% dos clientes de PGBL da Icatu Seguros não aproveitaram os 12 % de benefício fiscal que a Receita permite para as contribuições realizadas em planos de previdência. Pensando nisso, a página conta com um simulador de benefício fiscal, para motivar aqueles que pagarão imposto esse ano a se planejarem para usufruir do benefício no próximo ano. O serviço orienta o cliente na identificação do melhor plano em função do tipo de declaração anual de IR utilizada.
“Nossa ideia com o guia é, além de ajudar na declaração atual, fazer com que todos reflitam sobre o aproveitamento desse benefício fiscal, mostrando como alcança-lo na declaração do próximo ano”, afirma a gerente de Marketing de Relacionamento da Icatu Seguros, Fernanda Studart.
O endereço do site é www.icatuseguros.com.br/IR e o acesso é aberto ao público em geral.
SulAmérica adota solução de cloud computing do Google
A SulAmérica Seguros, Previdência e Investimentos anunciou a integração da plataforma de computação em nuvem do Google, Google Apps, em suas operações. A partir de agora, os 7 terabytes de informações contidos nos servidores da seguradora migrarão para a nuvem, bem como as ferramentas de comunicação pessoal dos mais de 5 mil funcionários da companhia.
O Google Apps foi a solução escolhida por conta da alta capacidade de execução e suporte necessários para atender a SulAmérica. Para realizar o projeto, a seguradora investirá R$ 3,8 milhões em cinco anos, com expectativa de economizar cerca de R$ 6,1 milhões em cinco anos em gastos com infraestrutura, suporte técnico e atualizações de software.
“Somos uma das primeiras empresas financeiras no país a incorporar esta tecnologia no dia a dia. Os benefícios da nuvem irão trazer grandes vantagens competitivas para a organização”, comenta o diretor de Atendimento, Tecnologia e Operações, Edison Kinoshita.
Após migrar ferramentas básicas, a SulAmérica também poderá transferir parte de seus aplicativos principais para o modelo de Cloud Computing. “A Tecnologia da Informação é cada vez mais essencial para o sucesso das companhias e tem papel fundamental na viabilidade dos negócios. É importante estarmos sempre alinhados com as novas soluções do mercado para preparar o futuro da companhia”, explica o superintendente executivo de Informática da seguradora, Cristiano Barbieri.
Fonte: escola nacional de seguros

