Notícias
Tecnologia promete inibir roubo e furto de carros para desmanche
serviço - 17/04/2012
Com números ainda elevados de roubo e furto de carros no Brasil, a conclusão possível é de que as quadrilhas estão se especializando em burlar os sistemas de segurança mais comuns. Atualmente, a subtração indevida de automóveis movimenta cerca de R$ 500 milhões só no Estado de São Paulo, de acordo com informações da Divisão de Investigações sobre Furtos e Roubos de Veículos e Cargas (Divecar).
Em geral, o destino desses veículos são os desmanches ilegais, onde os criminosos desmontam o bem e vendem as peças separadamente.
Segundo levantamento da Divecar, somente no primeiro bimestre de 2012 foram registrados 7.280 boletins de ocorrência em delegacias de polícia da capital. Seguindo esta estatística estima-se que serão roubados em São Paulo 43.600 veículos até o final do ano.
De olho neste cenário, a DNA Security – empresa do Grupo DEKRA especialista em marcação de peças para o mercado automotivo – tem um sistema que incide sobre um dos maiores motivadores de roubos e furtos de veículos no Brasil: a venda ilegal de peças.
O DNADot, consiste na aplicação de até 7.000 micro pontos em mais de 40 partes do veículo, o que torna sua remoção praticamente impossível.
Esse sistema reduz drasticamente a abordagem dos criminosos, pois para eles uma peça identificada é uma peça perdida, pois a comercialização se torna economicamente inviável no mercado paralelo.
Fácil de usar, o sistema é aplicado em forma de spray e como é praticamente impossível remover todos os milhares de micropontos, o sistema garante a rastreabilidade em qualquer parte do mundo do objeto marcado e permite sua rápida identificação, por meio de uma consulta no banco de dados disponível na internet.
Por isso, é uma ferramenta eficaz para inibir o roubo e inviabilizar a venda de peças no mercado clandestino, já que elas podem ser rastreadas e recuperadas.“Um dos pontos mais fortes dessa tecnologia é fazer com que criminosos percam o interesse em realizar o roubo/furto deste veículo, agindo de forma preventiva com o principal objetivo de preservar a integridade e muitas vezes a vida de uma pessoa que passa pelo trauma de um assalto”, afirma José Aurélio Ramalho, consultor do Grupo DEKRA Brasil.
Fonte: Viver Seguro

