Notícias
Palestra no Sindseg-RS aborda as relações num mundo virtual
evento - 26/04/2012
Nesta quarta-feira, dia 25 de abril, o Sindicato das Seguradoras no RS lançou o projeto Ciclo de Desenvolvimento, com a palestra “Inteligência Social na Era das Conexões”. A exposição abordou a capacidade de gerar vínculos e relações de valor num mundo de ritmo acelerado e de conexões exponenciais. Lauren Aita, relações públicas, administradora de empresas e Personal & Professional Coach deu início a apresentação, traçando um paralelo entre as comunicações na sociedade e nas empresas.
Segundo Lauren, atualmente tirar dúvidas e fazer contatos acontece por e-mail e as relações interpessoais são limitadas. “As pessoas criam em seu quarto um ambiente com computador, som, TV e até frigobar e deixam de conviver em família”, destacou. Esse comportamento é levado para as empresas, gerando dificuldades de relacionamento e de compreensão. “As pessoas procuram no Google respostas para suas perguntas ou diagnósticos ao invés de conversar com alguém”, ressaltou.
Já a pedagoga, orientadora educacional e especialista em Gestão do Terceiro Setor, Silvia Souza, complementou detalhando aspectos da inteligência emocional e social. Ela citou o psicólogo americano Daniel Goleman, que diz que potencialmente temos múltiplas inteligências, que poderão se desenvolver se fomentadas ou estimuladas. “Os relacionamentos mudam não só a nossa experiência, mas também a nossa biologia”, defendeu.
Para Silvia, a Geração Y quer individualidade, mas vive em rede, na web. E, apesar do ambiente social diferenciado, ela destaca que os anseios da nova geração são os mesmos do passado como, por exemplo, desejar mudar o mundo. Silvia também destacou o aspecto da inversão de valores, numa sociedade que usa as pessoas e ama as coisas, se relaciona mais com o celular do que com o próximo.
Todo esse cenário reflete no ambiente de trabalho, onde as novas gerações não buscam uma profissão por um comprometimento social e sim para autopromoção. Em contrapartida, as empresas também mantêm estruturas rígidas, com relações hierarquizadas. Ela deixou como dica investir em autoconhecimento. “Se conhecer ajuda muito na interação com o trabalho e com a família, para lidar com esse paradoxo”, complementou.
O evento foi realizado no auditório do Sindseg-RS, em Porto Alegre.
Fonte: Sindseg-RS

