Notícias

Venda de seguros de automóveis em 15 minutos

internet - 24/05/2012

A BNP Paribas Cardif do Brasil acaba de lançar o primeiro seguro de automóvel do País cujo processo de adesão é totalmente online. A plataforma de e-commerce do Autofácil foi desenvolvida pela própria companhia e dispensa qualquer outro tipo de contato com a seguradora, inclusive a necessidade de vistoriar o bem.

Segundo o vice-presidente da companhia, Adriano Romano, a comercialização eletrônica é vista como uma tendência “natural” do produto. “As poucas e descomplicadas etapas para a contratação do Autofácil já eram atrativas para o consumidor. Agora, possibilitando a cotação e a compra do seguro por meio da plataforma eletrônica, o consumidor, em menos de 15 minutos, pode adquirir um seguro”, destaca.

Ele acrescenta que esse modelo já está consolidado em países como Estados Unidos e Inglaterra. Devido à sua praticidade, permite concluir todas as etapas de contratação do Autofácil pela internet, como pesquisar, comparar com outros produtos, contratar, pagar e receber a apólice. “Seu modo simplificado de operar aumenta a agilidade e diminui o custo da contratação. Isso beneficia o próprio consumidor, já que permite a oferta de produtos com valor reduzido, como é o caso do Autofácil”, comenta o executivo.

O Autofácil possui uma forma de contratação simplificada. É direcionado a veículos com até 15 anos de idade e valor de mercado de até R$ 70 mil, estipulado pela tabela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). Diferente dos seguros tradicionais, não possui franquia e não analisa o perfil do condutor, avalia apenas a região de circulação, a marca e o ano-modelo do automóvel. Seu valor é até 50% menor do que os seguros tradicionais.

Parcerias digitais -Além do consumidor final, a ferramenta permite a venda do produto por meio de corretores que possuem estrutura online e dos parceiros da companhia (bancos e financeiras e varejistas). “Num primeiro momento, pretendemos alcançar os corretores que já contam com uma estratégia digital, que a partir de agora podem plugar a plataforma em seus sites e vender o seguro pela internet”, diz o executivo.

Segundo Romano, a praticidade do comércio eletrônico abre portas interessantes aos profissionais do setor. A mais importante, aponta, é a possibilidade de ampliar seu campo de atuação. “Desde o fim de 2011 percebemos um movimento de adesão dos corretores às vendas online, pois o segmento quer alternativas às formas tradicionais de comercialização. Esta é uma tendência forte do mercado e queremos ser pioneiros nela”, afirma.

Apesar da nova modalidade, a BNP Paribas Cardif do Brasil prosseguirá investindo na qualidade da assistência e atendimento aos profissionais que não contam com estrutura online, principalmente por meio das Assessorias parceiras, distribuídas por todo o Brasil.

Consumidor conectado -Romano ressalta que o perfil de cliente do Autofácil se enquadra àquele consumidor conectado, familiarizado com as ferramentas de compra pela internet, que busca soluções e alternativas econômicas inteligentes. E para atender as necessidades deste tipo de consumidor, sempre atento ao custo-benefício dos produtos e serviços que adquire, foram elaboradas ferramentas, que possibilitam mensurar as vantagens do produto.

Uma delas é o Comparador, que como o próprio nome indica permite comparar o preço gasto com o Autofácil ao valor médio praticado no mercado de seguros tradicionais de automóvel. Assim, o site disponibiliza uma lista com as principais marcas de carros comercializados no Brasil. Para a comparação, a ferramenta também leva em conta a região do País, a idade e o gênero do consumidor, quesitos que influenciam o preço dos produtos concorrentes.

Num segundo momento, é possível fazer a cotação do seguro. Para isso, o cliente insere os dados do próprio veículo e verifica o preço exato do seu modelo. Em seguida, são abertas as opções de compra do Autofácil, que permitem adquirir o produto por telefone ou pela própria internet. O certificado é emitido na hora e a adesão se dá mediante a confirmação do cliente de que leu e aceitou as condições do produto.

“Estamos investindo com força em estratégias e soluções digitais, porque nosso objetivo é que o Autofácil seja a referência em compra online de seguros”, conclui o executivo.

Fonte: Seguros.inf.br