Notícias

Allianz usa tecnologia para aprimorar atendimento

consumidor - 01/06/2012

Atenta ao histórico de expansão e potencial de demanda do mercado, a Allianz Seguros aposta as fichas no aprimoramento de soluções no pós-venda. Segundo o diretor de Sinistros da seguradora, Laur Diuri, a Allianz busca sempre soluções inovadoras para otimizar a assistência ao cliente e desburocratizar processos. "Isso permite que sejamos ágeis nos pagamentos aos segurados e parceiros”, afirma o executivo.

A implementação de soluções tecnológicas é um dos fatores que contribuem para o atendimento no pós-venda. Atualmente, 60% das análises dos sinistros de automóveis são realizadas eletronicamente. Mais de 50% do total de vistorias são feitas por imagem e transmissão de dados. A avaliação do orçamento de reparo é realizada sem a necessidade de um perito se deslocar até uma oficina.

O método adotado contribui para que 83% dos reparos em veículos, que sofreram colisão, sejam autorizados no mesmo dia. Tal processo demorava de três a quatro dias sem o uso de um sistema. O segurado de automóvel conta ainda com guincho sem limite de quilometragem e 15 dias de carro reserva para que tenha mais conforto ao se deparar com um sinistro.

Além disso, a Allianz também investe em soluções para identificar pontos de melhoria em seu atendimento. Entre elas está o Net Promoter Score (NPS), metodologia de pesquisa que indica o grau de satisfação dos clientes. Com ela, a companhia obtém subsídios para fortalecer a gestão da experiência do cliente.

Ou seja, logo após a finalização de um processo de sinistro de Automóvel, por exemplo, a companhia entra em contato com o segurado para que ele avalie o atendimento recebido. O processo serve para a Allianz apurar, de forma ágil, a percepção do cliente e, a partir disso, implementar ações de melhoria. A iniciativa reforça a cultura e a preocupação da empresa em se aproximar dos segurados e corretores, o seu principal canal de vendas.

Fonte: Viver Seguro