Notícias
Pesquisa mostra impacto da cibersegurança sobre as empresas
internet - 05/06/2012
As implicações da segurança para empresas de segurança virtual são uma ameaça real para qualquer empresa. Para atingir suas metas, os hackers exploram qualquer vulnerabilidade que encontrarem em uma rede. A Check Point realizou uma pesquisa de empresas brasileiras com o Instituto Ponemon e chegou às seguintes conclusões.
· Aproximadamente 40% das empresas brasileiras consideram vírus, worms e cavalos de Tróia os tipos mais perigosos de crime virtual para a organização;
· 35% das empresas brasileiras recebem entre 26 e 50 ataques por semana;
· 64% das empresas brasileiras perderam informações importantes devido a crimes virtuais, incluindo propriedade intelectual e segredos de negócios;
· 23% dos dispositivos móveis foram infectados no Brasil.
Tipos de experiências com infecções nos últimos dois anos
· Ataques com Negação de Serviço 55%
· Infecções por malware 37%
· Injeções de SQL 31%
· Infecções de bot 24%
O Custo do Crime Virtual
De acordo com os participantes da pesquisa, o custo médio de um ataque criminoso virtual varia entre US$100.000 e quase US$300.000 por incidente de segurança.
Principais metas dos hackers
· 57% Fraudes financeiras
· 42% Interrupção das operações
· 35% Roubo de dados de clientes
De acordo com as empresas brasileiras, muitos funcionários simplesmente não estão cientes dos riscos de segurança e das políticas corporativas, e mais da metade das empresas admite não ter implementado o treinamento de segurança e os programas de conscientização adequados.
As pessoas são uma peça fundamental do processo de segurança, pois podem ser enganadas por criminosos e cometer erros que levam a infecções por malware ou à perda não-intencional de dados. Muitas empresas não prestam a devida atenção ao envolvimento dos usuários, quando, na verdade, os funcionários deveriam ser a primeira linha de defesa.
Fonte: Seguros.inf.br

