Notícias
Gristec explica o funcionamento do Simrav
serviço - 05/06/2012
A Gristec (Associação Brasileira das Empresas de Gerenciamento de Riscos e de Tecnologia de Rastreamento e Monitoramento) explica o que é o Projeto Simrav - Sistema Integrado de Monitoramento e Registro Automático de Veículos, que está previsto para vigorar em novembro deste ano, podendo ser adiado por mais 30 dias.
O objetivo da associação é esclarecer as dúvidas sobre o projeto, que se originou em uma movimentação nacional de caminhoneiros entre 2005 e 2006, em ações contra o roubo de cargas. A fundamentação legal do sistema Simrav está amparada na lei 121 de 2006. Depois foram realizadas ações pelo Governo Federal, que resultaram, entre outras medidas, na edição pelo Contran da Resolução nº 245/2007, atribuindo ao Denatran autoridade para definição e especificação do dispositivo antifurto e sistemas de rastreamento.
O mercado está em plena transformação, pois o rastreamento não consiste somente na localização e no bloqueio do veículo, já que existem diversas novas funcionalidades para melhoria de gestão e produtividade, controle de custos e aperfeiçoamento da dirigibilidade. Novas tecnologias, como a telemetria, estão surgindo constantemente, tanto para os dispositivos embarcados, como em termos de software, que agora somam ao rastreamento e ao monitoramento novos aplicativos para entretenimento e gestão de informações do veículo ou da frota.
Segundo Wanderley Sigali, diretor-executivo da Gristec “o Simrav fará parte do nosso dia-a-dia este ano, pois os dispositivos antifurto deverão sair de fábrica nos veículos a partir de novembro de 2012.”
Fonte: Seguros.inf.br

