Notícias
SAS combate fraudes em seguros
serviço - 26/06/2012
O SAS, que opera no mercado de soluções e serviços de inteligência analítica, anuncia a contratação do executivo Ricardo Stocco Saponara como especialista em prevenção e combate a fraudes em seguradoras. Saponara tem como desafio disseminar o conceito de soluções analíticas aplicadas à identificação e à prevenção de fraudes no setor de seguros por toda a América Latina.
A iniciativa faz parte da estratégia comercial do SAS de investir em conhecimento específico de indústria nos setores financeiros e de seguros. “O foco da solução SAS Fraud Framework é a redução de sinistros e a consequente melhoria do lucro operacional das empresas de seguros por meio de uma abordagem híbrida de detecção e prevenção às fraudes externas e internas, ao melhorar o processo de investigação, reduzir a incidência de falsos positivos e tornar o processo de análise de casos mais rápido e eficaz”, explica Saponara.
A solução analítica de fraude híbrida do SAS tem como destaque a aplicação de regras de extração de dados não estruturados, como as informações nos campos de comentário, identificação de anomalias ou outliers, modelos preditivos avançados, como o scoring (pontuando os casos com maior propensão de fraude) e análises de redes de relacionamentos, que conseguem identificar a participação de pessoas envolvidas em outros sinistros que possam formar uma rede criminosa de fraudes.
“Nossa proposta é oferecer, de uma maneira consultiva, uma solução que auxilie a estruturação do departamento de investigação de forma eficaz. Além disso, disponibilizamos a solução também na modalidade de hosting em nosso Laboratório Analítico Avançado, localizado em Cary/EUA, para evitar altos investimentos em aquisição e manutenção de hardware por parte do cliente”, afirma o especialista.
“Temos total confiança nos resultados que conseguimos obter com o SAS Fraud Framework. Por exemplo, nos projetos que executamos nos Estados Unidos, Canadá, Europa e Ásia, verificamos uma redução média no atendimento de sinistros fraudulentos na ordem de 15%”, conta Saponara.
O especialista é graduado em Ciências Atuariais pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) e conta com MBA em Finanças, Controladoria e Auditoria pela Faculdade Getúlio Vargas (FGV). Ele já atuou em empresas como Unibanco AIG, Assurant, Ace e Mondial e, atualmente, ainda leciona Finanças na FGV.
Fonte: Seguros.inf.br

