Notícias
AR Scorpius se consolida em São José dos Campos
certificação - 27/07/2012
A Autoridade de Registro Scorpius atua desde 2007 na cidade de São José dos Campos, interior de São Paulo. Este foi um empreendimento de Elmson Dória da Cunha, proprietário da Scorpius Corretora de Seguros, e hoje está sob o comando de seu filho, Rodrigo Pellizzola. “Meu pai teve uma visão empreendedora, de futuro. Na época ele era diretor regional do Sincor-SP e foi uma idealização do Sindicato, na qual ele apostou. O retorno aconteceu a longo prazo e hoje podemos dizer que valeu a pena”, afirma Rodrigo.
A AR decolou em 2009, com a obrigatoriedade do uso de certificados digitais para as empresas no regime tributário de Lucro Presumido. Familiar, a empresa conta com o apoio de Marisa Pellizzola, esposa de Elmson e mãe de Rodrigo, cuidando da área administrativa tanto da corretora como da AR.
Rodrigo explica que, no início, os três se capacitaram como agentes de registro, preparam a AR, mas a procura por certificados digitais não correspondeu à expectativa e então voltaram a se dedicar à busca de novos segurados para a corretora. De repente, aconteceu a “explosão” da certificação digital, e o foco se tornou a AR, que já estava pronta. “Em épocas de novas obrigatoriedades chegamos a atender 50 pessoas por dia, e só não atendemos mais porque não tinha agenda. Nas entressafras estamos atendendo cerca de 20 pessoas”.
Elmson Dória da Cunha
Ele explica que dependendo do mês a receita com certificação digital representa muito mais do que a da corretora. Já chegou a trabalhar até às 22h, e aos sábados e domingos. “Não sei o porquê, mas as pessoas preferem os fins de semana, a grande procura acontece de quinta e sexta”. Para manter a agenda cheia durante todo o ano, todos os contadores da cidade receberam a visita da AR Scorpius, explicando a certificação digital e os documentos necessários para agilizar os processos.
Elmson fica na corretora de seguros e de lá traz muitos clientes para a certificação digital também. No caso dos maiores clientes da corretora, ele coloca o boné de agente de registro e não perde a chance de ter este contato presencial.
Na primeira grande demanda a empolgação foi tamanha que foram contratatos cinco agentes de registro e montado um novo escritório para a corretora, deixando o antigo exclusivo para a certificação digital. “A experiência nos mostrou que, se bem divididas as tarefas e organizadas as agendas, um mesmo local comporta as duas atividades”. No início deste ano a estrutura foi reunificada.
Rodrigo Pellizzola garante que se encontrou na área de certificação digital. “Pretendo me habilitar como corretor de seguros somente para a continuidade da corretora, mas minha intenção é crescer na área de certificação digital, imagino muitas perspectivas boas”.
Credenciar a corretora como uma AR trouxe grandes vantagens. “Tudo o que vem para agregar valor para sua empresa é sempre bem-vindo, e se tornar uma AR agrega credibilidade, porque para ser aceita a empresa precisa passar por diversas auditorias. Essa credibilidade gera muitos negócios em seguros. O público é bem informado, recebi uma advogada que quis ver a publicação no Diário Oficial da União sobre o credenciamento da Autoridade de Registro”.
A AR Scorpius também atua bastante com validação externa. “Alguns dias do mês tiramos para ficar exclusivamente em determinado escritório de contabilidade, levamos toda a estrutura de validação. Também fazemos muitas validações externas em empresas de cidades vizinhas, nossa região tem muitas indústrias”.
A AR Scorpius conseguiu ganhar mercado à frente de outras AR’s que existiam na cidade. “Havia mais duas, mas não eram de corretores. Fecharam e hoje quem chega nestes locais recebe a recomendação para ir até a Scorpius, tem panfletos nossos lá. Corretor de seguros entende de atendimento, com isso fidelizamos os clientes e os contadores”, orgulha-se Rodrigo Pellizzola.
Fonte: Thais Ruco

